ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO V

COLÉGIO ESTADUAL LA SALLE – EFM – PATO BRANCO –PR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO V
ORIENTADORA: SUSANE MARIA TONDO
PARTICIPANTES: ALICE BEATRIZ BRESOLIN
                    ARLETE VENTURIN
                    CARMEN REGINA GIUSTI
                    CASSIA RIBEIRO DE SOUZA
                    FRANCIELI IONARA SCHUAMBACH
                    IZABEL CRISTINA TODESCHINI ANDREATTA
                    LEIZE BERTOL
                    MÁRCIA REGINA COLLA
                    MARELISANE APARECIDA CASSOL
                    NELI ANGELICA FROZZI ARIOTTI
                    VANDERLÉIA APARECIDA ANDRADE BUENO

As discussões levantadas pelo grupo elegeram o tema Cubismo no componente curricular de Arte, para um trabalho interdisciplinar, após a elaboração de uma tabela contendo os pensamentos matemáticos dentro dos componentes curriculares da ação e reflexão 1 do caderno 5 – matemática.
O cubismo é um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias. A desvinculação com a natureza é obtida através da decomposição da figura em seus pequenos detalhes, em planos que serão estudados em si mesmos não na visão total do volume. Desta forma, um objeto pode ser observado de diferentes pontos de vista, rompendo com a perspectiva convencional e com a linha de contorno. As formas geométricas invadem as composições, as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas foram respeitadas sempre. As naturezas mortas urbanas e os retratos são temas recorrentes neste movimento artístico.

O trabalho pedagógico será norteado pela seguinte problemática: Qual é a importância dos elementos geométricos na construção da escola?
Os alunos serão instigados a percorrer o espaço escolar, fotografando e buscando os elementos geométricos para desenvolver as atividades propostas no projeto.
Após os registros fotográficos, os alunos identificarão nas fotos os elementos geométricos. Através de instrumentos midiáticos, os alunos farão a transposição dos elementos geométricos para cartazes e buscarão na pesquisa orientada a definição, elementos, bem como fórmulas para cálculo de área e no caso das formas espaciais como se calcular o volume.
Buscando a contextualização desse conteúdo, propomos que os alunos calculem áreas/volumes dos diferentes espaços do colégio, construindo sua planta baixa.
A partir disso, explorar-se-á o conceito de escala que será aplicada a construções de maquetes dos diferentes ambientes da escola (ginásio, quadra de esportes, salão, sala dos professores, etc).
Para construção dos painéis solares, os alunos serão convocados a trazer caixas de leite. A atividade abordará conteúdos de química, física, biologia e geografia, onde será estudado o tema energia e energias limpas.

Os alunos serão avaliados pela participação, exposição, desenvolvimento das atividades.
Ao final da atividade, os alunos reconheceram a importância do estudo dos elementos geométricos nas construções, primordiais para a sustentação das formas, bem como entender os momentos históricos definem a arquitetura e as suas relações com as questões climáticas.

Disponível em<http://www.infoescola.com/artes/cubismo/>Acesso em 12/11/2015