ETAPA II CADERNO V REFLEXÃO E AÇÃO V

P.sdfootnote-western { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P.sdfootnote-cjk { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P.sdfootnote-ctl { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P { margin-bottom: 0.21cm; }A.sdfootnoteanc { font-size: 57%; }

ETAPA II CADERNO V

REFLEXÃO E AÇÃO V

COLÉGIO ESTADUAL BANDEIRANTES

Participantes:

Cleide Terezinha Fiancoski

Eutalia margarida Scuteri Pereira Lima

Jaqueline Leal Ferreira

Jaqueline Martins Cardoso Curvo (Orientadora)

Jocelaine Dahmer Batista

Joceli Dahmer Batista

Josiana Cristina da Silva Tereska

Nayla Sousa Padilha Coradassi

A MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE

É urgente repensar novas metodologias e ações para que haja realmente a formação integral dos estudantes do Ensino Médio, onde os desafios possam ser desenvolvidos interdisciplinarmente levando-os a um aprofundamento maior, seja através de pesquisas ou projetos. As modificações são urgentes, pois é grande o desinteresse dos nossos alunos, temos trabalhado durante o ano letivo, alguns projetos interdisciplinares que tem dado certo e temos a participação efetiva dos estudantes.

Esse projeto será trabalhado interdisciplinarmente, assim desenvolveremos o projeto Outubro Rosa, com foco nas meninas e Novembro Azul, onde o foco são os meninos, projeto esse, que há 3 (três) anos faz parte do nosso Plano de Ação. E que também já foi enviado para fazer parte do nosso PPP, visto que é muito importante mantermos nossa posição e postura diante de temas sociais que exigem de nós uma posição de alerta e combate. Ele foi desenvolvido para os adolescentes. Nele trabalhamos questões voltadas às doenças sexualmente transmissíveis, higiene pessoal, abordando principalmente a gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos entre outros.

A matemática será norteadora nesse projeto, haja vista que ela consegue relacionar a teoria e a prática. Dados oficiais comprovam o aumento da gravidez entre jovens no Brasil.

 26,8% da população sexualmente ativa (15-64 anos) iniciou sua vida sexual antes dos 15 anos no Brasil1;

 Cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 no Brasil são filhos e filhas de mulheres de 19 anos ou menos2;

 Em 2009, 2,8% das adolescentes de 12 a 17 anos possuíam 1 filho ou mais3;

 Em 2010, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos possuíam pelo menos um filho (em 2000, o índice para essa faixa etária era de 15%)4

Dentro das diversas atividades propostas aos alunos, haverá pesquisa em sites, revistas, livros, vídeos e palestras que retratem de forma ampla e competente o tema em questão, para conscientizarmos nossos jovens e tentar minimizar os índices na escola e comunidade.

A interdisciplinaridade será trabalhada em todas as disciplinas como:

Língua Portuguesa: Leitura e elaboração de textos, além de pesquisas com adolescentes grávidas e puérperas.

Biologia: Palestras com a temática planejamento familiar, interligada com a equipe Saúde da Família, vídeos sobre DST, uso do preservativo.

Educação Física: Estudo do corpo, cuidados com o corpo, higiene e saúde, atividades físicas ideais para gestantes e puérperas.

Geografia: Territórios onde ocorrem os maiores índices, condições sociais.

Matemática e Física: Tabulação de dados e gráficos, tabelas, funções, porcentagens, proporção, equações, simultaneamente articulada às dimensões do trabalho, da cultura, da Ciência e tecnologia.

Química: Os componentes da pílula, uso indiscriminado, reações e males ao organismo, métodos contraceptivos.

Filosofia e Sociologia: A evolução do Homem ao longo da história. A mulher e o direito sobre seu corpo. Aborto e suas consequências.

Artes: Estudo do corpo como forma de arte. Teatralização.

História: Histórias de vida jovens que engravidaram muito cedo. Responsabilidades do casal, o trabalho e a continuação dos estudos.

Espanhol: Como são trabalhadas as questões: corpo e sexualidade na escola e na sociedade.

Equipe Pedagógica e gestão escolar: Orientação e apoio pedagógico.

É de grande relevância aplicar um projeto como este, o qual proporciona aos alunos a oportunidade de participar de ações desenvolvidas na escola, pois investir em projetos que levem informações aos jovens, principalmente sobre seu corpo e sexualidade, seus direitos e deveres, irá contribuir na melhoria da aprendizagem. É importante observar que em todas as atividades que realizamos diariamente, inclusive nesse projeto, há sempre um questionamento a se fazer relacionado a matemática, e com isso é possível preparar o adolescente para a sua vida fora do colégio, para que se torne um profissional competente, pois ter conhecimento sobre a matemática é de suma importância.

Ao trabalharmos de forma prática, onde os alunos vivenciam a questão abordada, o aprendizado se efetiva claramente, de forma mais abrangente e significativa, esse é um projeto viável e que trará grandes contribuições para a comunidade em geral.

1 MS/PCAP 2008

2 MS/Sinasc. Ver: Brasil/MS, 2012. Saúde Brasil 2011: uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher. Brasília: MS/SVS.

3 MS/Sinasc. Ver: UNICEF, 2011. Situação da Adolescência Brasileira 2011. O direito de ser adolescente: Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: UNICEF.

4 CEPAL. Ver: Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e o Caribe, 2012. Informe Anual. Santiago do Chile: CEPAL