ETAPA II CADERNO V REFLEXÃO E AÇÃO V

P.sdfootnote-western { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P.sdfootnote-cjk { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P.sdfootnote-ctl { margin-left: 0.5cm; text-indent: -0.5cm; margin-bottom: 0cm; font-size: 10pt; }P { margin-bottom: 0.21cm; }A.sdfootnoteanc { font-size: 57%; }

ETAPA II CADERNO V

REFLEXÃO E AÇÃO V

COLÉGIO ESTADUAL BANDEIRANTES

Participantes:

Cleide Terezinha Fiancoski

Eutalia margarida Scuteri Pereira Lima

Jaqueline Leal Ferreira

Jaqueline Martins Cardoso Curvo ( Orientadora)

Jocelaine Dahmer Batista

Joceli Dahmer Batista

Josiana Cristina da Silva Tereska

Nayla Sousa Padilha Coradassi

A MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE

É urgente repensar novas metodologias e ações para que haja realmente a formação integral dos estudantes do Ensino Médio, onde os desafios possam ser desenvolvidos interdisciplinarmente levando-os a um aprofundamento maior, seja através de pesquisas ou projetos. As modificações são urgentes, pois é grande o desinteresse dos nossos alunos, temos trabalhado durante o ano letivo, alguns projetos interdisciplinares que tem dado certo e temos a participação efetiva dos estudantes.

Esse projeto será trabalhado interdisciplinarmente, assim desenvolveremos o projeto Outubro Rosa, com foco nas meninas e Novembro Azul, onde o foco são os meninos, projeto esse, que há 3 (três) anos faz parte do nosso Plano de Ação. E que também já foi enviado para fazer parte do nosso PPP, visto que é muito importante mantermos nossa posição e postura diante de temas sociais que exigem de nós uma posição de alerta e combate. Ele foi desenvolvido para os adolescentes. Nele trabalhamos questões voltadas às doenças sexualmente transmissíveis, higiene pessoal, abordando principalmente a gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos entre outros.

A matemática será norteadora nesse projeto, haja vista que ela consegue relacionar a teoria e a prática. Dados oficiais comprovam o aumento da gravidez entre jovens no Brasil.

 26,8% da população sexualmente ativa (15-64 anos) iniciou sua vida sexual antes dos 15 anos no Brasil1;

 Cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 no Brasil são filhos e filhas de mulheres de 19 anos ou menos2;

 Em 2009, 2,8% das adolescentes de 12 a 17 anos possuíam 1 filho ou mais3;

 Em 2010, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos possuíam pelo menos um filho (em 2000, o índice para essa faixa etária era de 15%)4

Dentro das diversas atividades propostas aos alunos, haverá pesquisa em sites, revistas, livros, vídeos e palestras que retratem de forma ampla e competente o tema em questão, para conscientizarmos nossos jovens e tentar minimizar os índices na escola e comunidade.

A interdisciplinaridade será trabalhada em todas as disciplinas como:

Língua Portuguesa: Leitura e elaboração de textos, além de pesquisas com adolescentes grávidas e puérperas.

Biologia: Palestras com a temática planejamento familiar, interligada com a equipe Saúde da Família, vídeos sobre DST, uso do preservativo.

Educação Física: Estudo do corpo, cuidados com o corpo, higiene e saúde, atividades físicas ideais para gestantes e puérperas.

Geografia: Territórios onde ocorrem os maiores índices, condições sociais.

Matemática e Física: Tabulação de dados e gráficos, tabelas, funções, porcentagens, proporção, equações, simultaneamente articulada às dimensões do trabalho, da cultura, da Ciência e tecnologia.

Química: Os componentes da pílula, uso indiscriminado, reações e males ao organismo, métodos contraceptivos.

Filosofia e Sociologia: A evolução do Homem ao longo da história. A mulher e o direito sobre seu corpo. Aborto e suas consequências.

Artes: Estudo do corpo como forma de arte. Teatralização.

História: Histórias de vida jovens que engravidaram muito cedo. Responsabilidades do casal, o trabalho e a continuação dos estudos.

Espanhol: Como são trabalhadas as questões: corpo e sexualidade na escola e na sociedade.

Equipe Pedagógica e gestão escolar: Orientação e apoio pedagógico.

É de grande relevância aplicar um projeto como este, o qual proporciona aos alunos a oportunidade de participar de ações desenvolvidas na escola, pois investir em projetos que levem informações aos jovens, principalmente sobre seu corpo e sexualidade, seus direitos e deveres, irá contribuir na melhoria da aprendizagem. É importante observar que em todas as atividades que realizamos diariamente, inclusive nesse projeto, há sempre um questionamento a se fazer relacionado a matemática, e com isso é possível preparar o adolescente para a sua vida fora do colégio, para que se torne um profissional competente, pois ter conhecimento sobre a matemática é de suma importância.

Ao trabalharmos de forma prática, onde os alunos vivenciam a questão abordada, o aprendizado se efetiva claramente, de forma mais abrangente e significativa, esse é um projeto viável e que trará grandes contribuições para a comunidade em geral.

1 MS/PCAP 2008

2 MS/Sinasc. Ver: Brasil/MS, 2012. Saúde Brasil 2011: uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher. Brasília: MS/SVS.

3 MS/Sinasc. Ver: UNICEF, 2011. Situação da Adolescência Brasileira 2011. O direito de ser adolescente: Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: UNICEF.

4 CEPAL. Ver: Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e o Caribe, 2012. Informe Anual. Santiago do Chile: CEPAL