ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO I

COLÉGIO ESTADUAL LA SALLE – EFM – PATO BRANCO –PR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO I
ORIENTADORA: SUSANE MARIA TONDO
PARTICIPANTES: ALICE BEATRIZ BRESOLIN
                               ARLETE VENTURIN
                               CARMEN REGINA GIUSTI
                               CASSIA RIBEIRO DE SOUZA
                               FRANCIELI IONARA SCHUAMBACH
                               IZABEL CRISTINA TODESCHINI ANDREATTA
                               LEIZE BERTOL
                               MÁRCIA REGINA COLLA
                               MARELISANE APARECIDA CASSOL
                               NELI ANGELICA FROZZI ARIOTTI
                               VANDERLÉIA APARECIDA ANDRADE BUENO

Nas nossas discussões em relação ao ensino da Matemática, percebemos que nossas ações e práticas pedagógicas são voltadas ao pensamento lógico-dedutivo. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos atividades baseadas nos estudos do caderno V - Matemática. Nesse sentido, pensou-se em desenvolver um tema contextualizado, onde todas as áreas do conhecimento fizessem uma abordagem matemática.
Para desenvolver o componente curricular da matemática, a professora propôs uma abordagem relacionada a área e volume de sólidos, onde a Razão e a Proporção foram os conteúdos contemplados. A seguir, através de uma visita no mercado, os alunos puderam comparar o volume do produto à proporcionalidade do valor.
No componente curricular da Biologia, a intenção foi de trabalhar o Histórico da genética, para dar sequência ao conteúdo faz-se necessário um conhecimento sobre probabilidade, para resolução de cruzamentos.
Na disciplina de Arte, pensou-se no Cubismo, movimento que apresenta em suas composições a representação dos elementos da natureza, sendo relevante ao desenvolvimento dessa técnica, conhecimentos sobre formas geométricas.
No contexto químico, é possível relacionar amplamente essas duas ciências. Um exemplo de aplicabilidade dessa interdisciplinaridade seria trabalhar as Equações de 1º grau, Potenciação, e transformações de medidas juntamente com Equilíbrio Químico – Cálculo do Kc.
Finalizando nas linguagens, propõe-se desenvolver deduções matemáticas, porcentagens a partir de apresentação de diversos tipos de gráficos, leitura e interpretação dos mesmos.
Através dos conteúdos trabalhados nos componentes curriculares, foi possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades. Porém o Lógico-dedutivos, é o que se sobressai.
Um desafio a ser pensado é desenvolver atividades que envolvam os diversos tipos de pensamento, não enfatizando apenas um deles mas possibilitando a ampliação de diferentes modos de pensar, promovendo   o desenvolvimento do saber matemático em diversos componentes curriculares, despertando nos jovens um gosto pelas interações matemáticas.