Etapa II Caderno V – Reflexão e Ação I

Tirza Cunha Pires
Veridiane Grigoletti Gonçalves

Etapa II Caderno V – Reflexão e Ação I

Organizamos o texto com o objetivo de trazer uma discussão teórica em torno de um trabalho com questões de lógica matemática, sendo que aplicadas dentro da disciplina de química, o que nos trouxe resultados muito importantes e significativos.
O estudo teve como base um elemento químico da Tabela Periódica, “ o oxigênio” e como seria a sua aplicação na matemática e qual seria a reação dos alunos neste trabalho.
Iniciamos abordando o ponto de como se utilizar os números que representa este elemento químico fora da disciplina de química, que na matemática verificou-se o porquê de se usar números representativos como massa e no número atômico. A aceitação foi ampla dos alunos do 1.ano do ensino médio, o que demonstrou interesse também na disciplina de Biologia e de Geografia, devido este elemento químico estar presente em ambas as disciplinas.
Nota-se que uma integração foi providencial destas disciplinas, que partindo de um único tema “o oxigênio” conseguimos utilizar, e abordar parâmetros curriculares, e na matemática para atingir objetivos, tanto no conjunto curricular, como também atividades que pudemos observar nos alunos na dissertação do pensamento indutivo, criando hipóteses para resolver o sistema em que o elemento químico se enquadra.

Certamente que o pensamento lógico-dedutivo também foi apreciado neste contexto, verificando suas hipóteses diretamente no momento oportuno do sistema. A forma que o tema foi abordado, o pensamento geométrico: perceber que o elemento estudado é muito importante para a vida, e dentro da disciplina de química, ele obedece  regras de posições geométricas dentro de  um sistema piramidal.

Componente Curricular
Verificado
Descrição das atividades
Tipos de pensamento matemático Trabalhados
Química
Os estudantes verificaram o porquê de se usar números representativos em elementos químicos, especialmente o “Oxigênio” como massa e no número atômico. A aceitação foi ampla dos alunos do 1.ano do ensino médio, o que demonstrou interesse também na disciplina de Biologia e de Geografia, devido este elemento químico estar presente em ambas as disciplinas.
Depois os mesmos testavam suas hipóteses, para resolver o sistema em que o elemento químico se enquadra.
O pensamento indutivo, criando hipóteses para resolver o sistema em que o elemento químico se enquadra.
O pensamento lógico-dedutivo também foi apreciado neste contexto, verificando suas hipóteses diretamente no momento oportuno do sistema e na linguagem matemática.
Pensamento geométrico dentro de  um sistema piramidal operacional e simples.
Matemática
Os números que representam o símbolo químico e a sua relação com equações matemáticas.
As equações matemáticas para solucionar diversos tipos de equações químicas.
Razão e proporção, operações matemáticas utilizadas para o elemento químico “oxigênio”
O pensamento indutivo, criando meios, hipóteses para resolver problemas em que o elemento químico é utilizado.
O pensamento lógico-dedutivo foi apreciado, verificando-se possibilidades diversas para que tivéssemos solução rápida e coerente.
Pensamento geométrico descrito em posições matemáticas trabalhadas dentro de  um sistema equacional.

Simetria

Trabalhando com Artes Visuais, partindo de um eixo imaginário central, os alunos deverão criar elementos que representem uma Máscara Africana, dispondo-os de maneira harmônica, dando equilíbrio entre as partes, como: olhos, nariz, boca, etc.
Raciocínio lógico-dedutivo.
A matemática é uma disciplina que está sempre presente no cotidiano de todo o ser humano, desde o seu nascimento, para todos os lados que seguimos, ela está nos auxiliando.
A matemática, para muitos é algo muito difícil e até impossível pelo grau de dificuldade de algumas tarefas que se apresentam diariamente, mas quando existe um trabalho interdisciplinar sério em que os conteúdos matemáticos ou áreas diferentes de conhecimentos estão em conexão, há sempre um aprendizado forte e de qualidade.

CONCLUSÃO
De acordo com o descrito na tabela é possível verificar que os tipos de pensamentos matemáticos nas duas atividades é bastante usado é o pensamento lógico-dedutivo. Isto posto para que haja um equilíbrio nesses diversos pensamentos é necessário que se planeje atividades em que se possa trabalhar com dois ou mais desses pensamentos; para isso torna-se necessário um planejamento em que haja uma conexão entre os conteúdos de matemática como também conexões entre outras áreas do conhecimento, o que pode tornar o trabalho do professor muito mais proveitoso.

REFERÊNCIAS
3M MODERNA - Química na abordagem do cotidiano -Volume 1- 3º edição- SÃO PAULO,2003
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V. 2014.