ETAPA II CADERNO V PÁGINA 42

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHEK FRANCISCO BADARÓ-MG- S R E ARAÇUAÍ
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Atividade 5 do caderno 5 etapa 2- PÁGINA 42
RESPONSÁVEIS: PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO DO ENSINO MÉDIO-2015
ORIENTADORA: Rosimar Lidiana Pinheiro de J. Simões
CURSISTAS: Luiza Rosemary da Cruz, Lílian R.P.Jardim, Kátia Maria Calazans, Lucinéia Marques de Abreu, Marta Magaly dos Santos, Adão Carlos Pereira, Elaine Soares Aguilar.

• O que é ser um jovem protagonista dentro da sua própria cultura?
O jovem pode ser protagonista por diversas manifestações culturais, a priori faz-se necessário estar inteirado de todas as expressões culturais que fazem parte do seu meu social; a partir disso realizar troca aprendizagem, construindo novos saberes, democratizando informações, construindo estratégias, desenvolvendo ações em parceria com a comunidade escolar.
• Como desenvolver no jovem o interesse pelo protagonismo na atualidade?
A maioria de adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos, sonhos... E buscam respostas... E como essas nem sempre tem suas respostas os mesmos precisam da referencia dos adultos, de escuta e parceria... Para que se sintam motivados a participar de eventos dos quais sejam protagonistas.

• Que ações o jovem podem desenvolver para ser protagonista no contexto social e escolar?
Primeiro é preciso que haja espírito de cooperação para que se possa trabalhar em equipe, participando com empenho em aprender e ensinar, contribuindo para a construção de um país mais justo e democrático através de expressões como a dança, peças teatrais / dramatizações e das artes em geral.
• Jovens que tem desenvoltura para dramatizações e tem participações efetivas nas mesmas, se tornam pessoas mais conscientes e atuantes na comunidade?
Sim, porque eles colocam em prática seus aprendizados, suas vivências e assim sendo  tornam se jovens justos e democráticos para interagirem de forma consciente em seu meio social.