ETAPA II - CADERNO V - MATEMATICA- PLANO DE TRABALHO- COL. EST. PROF PAULO FREIRE- PONTAL DO PARANÁ

Colégio Estadual Prof Paulo Freire- EF E EM – PONTAL DO PARANÁ
Coordenadora: Profa Iva Maria R. Lindner
PROFESSORES :Anna Maria C Martins
                             Angela Knapki
                             Cristiano Soares Perego
                             Eliana Pereira
                            Maria Joana Franco Andrade
                             Mauro Cunha
                              Sandra Mara M P Alves
                              Sinuhe Kern
            Vilma B. Mariano de Miranda
ETAPA II CADERNO V- Matemática
Temática V- Reflexão E Ação.
Após análise dos subprojetos, o grupo decidiu então elencar também um projeto já aplicado no estabelecimento de ensino, que gerou, em anos posteriores, oficinas relacionadas ao tema.
Projeto de Interação Pedagógica.
Modelagem Matemática: Geometria Espacial e a montagem de embalagens para presente.
Justificativa
Tornar o ensino da matemática mais significativo para o educando, aliando à prática é o que se pretende com o presente projeto.
Durante o processo, pretende-se não só promover o conhecimento matemático, mas adquirir habilidades para aplicá-lo em prol do que consideramos essencial; uma transformação da informação, para uma intervenção positiva na realidade.
Objetivos
Estimular a motivação dos alunos envolvidos no projeto na habilidade de exploração e pesquisa
Tornar compreensível o papel sócio cultural da Matemática, bem como a interação com outras disciplinas relacionadas ao tema, como por exemplo, a preservação do meio ambiente, o empreendedorismo entre outras.
Refletir sobre a disciplina, sua importância e quanto a sua compreensão pode transformar a realidade, que é o que se espera de um cidadão ao adquirir conhecimentos.
Identificar na parte prática os principais conceitos e elementos geométricos.
Realizar a montagem das embalagens aplicando os fundamentos geométricos.

Desenvolvimento do projeto
Estratégias de Ação
Oficina: Decoração de caixinhas de leite longa vida para presentes.
Organizar os conteúdos de Geometria Espacial que serão trabalhados na oficina de modelagem matemática.
Trabalhar o contexto curricular da Geometria Espacial.
Elaboração da montagem das embalagens com as caixinhas de leite longa vida.
Promover uma feira de empreendedorismo para venda das embalagens na escola, bem como uma mostra cultural de todo o processo envolvendo as demais disciplinas que possam estar relacionadas ao tema.

Cronograma de Ações
4 a 6 aulas.