Etapa II Caderno V Abranger as áreas de Matemática, Arte, Biologia, História,Educação Física,Português em planejamento integrado.

Etapa II Caderno V
Matemática
A Matemática nos acompanha diariamente em nossas  vidas, desde fazer o troco do pagamento em mercados, ônibus, medidas de roupas, alimentos comprados por quilos ou gramas, espaços criados dentro das moradias ( arquitetônicos, na decoração, feitura de móveis, enfim são muitas as situações diariamente em que a matemática é usada.
As vezes, ela fica encastelada em conteúdos e os estudantes não conseguem inseri-las nesta visão, com certeza os saberes comuns devem estar presentes na formação do estudantes. Pois mais a frente este poderá visualizar a utilização em sua vida do que foi aprendido.
A reflexão e ação proposta, nos desafia a pensar sobre que tipo de pensamento  matemático esta presente em minha área no caso Arte.
No componente curricular : área, figuras geométricas, a regra de ouro e baseado nele a relação de proporção do retângulo de ouro, a música ( relações matemáticas), arquitetura e a Arte.
Breve descrição da atividade:  Fazer planta baixa da casa dos sonhos, fazer composição bidimensional com hexágono regular planificar ( tridimensional), Mondrian e as proporções matemáticas,simetria ,o partenon, as esculturas  e a regra de ouro, contextualização Histórica,Grécia, teorias matemáticas e a música.
Tipos de pensamento matemático envolvido: lógico dedutivo, lógico dedutivo visão geometria espacial e raciocínio indutivo.
Abranger as áreas de Arte, Biologia, História, Matemática, Educação física, Português em planejamento integrado.
O homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, considerado gênio da humanidade que em sua longa vida de pesquisa e estudo nos deixou um legado cultural,artístico, científico, tecnológico indiscutivelmente impressionante, nos  intriga até os dias de hoje.  Ao se deparar com o Homem vitruviano de Leonardo , e o homem de proporções divinas que deveriam se encaixar nas formas geométrica, o quadrado e o círculo, a perfeita simetria para haver beleza, como assim queria Marcus Vitruvius seu idealizador ,mas não conseguiu tal encaixe perfeito, fazendo-o Leonardo .
Considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano " o Homem é o modelo do mundo". O macrocosmo o Universo e o microcosmo como  homem totalmente integrado.
Um paralelo possível integrador de  disciplinas seria o filme "O Jogo da Imitação" filme sensível sobre Alan Turing, pode-se lincar a genialidade matemática de Turing, sua contextualização histórica, 2° Guerra Mundial,  "O diferente" na sociedade, mesmo as maquinas precisam de um desenho e cálculos matemáticos,a tecnologia existente e o processo criativo do cientista na hora de criação de uma nova tecnologia,  a genialidade de Leonardo e o homem vitruviano com a Biologia, os quatro elementos , a geometria na natureza, a Arte no renascimento, toda sua contribuição científica para a humanidade, a musica,o teatro, a dança neste período.
Com Educação Física os  jogos intelectivos:  Sudoku, Rummikub, trilha, Xadrez.
Penso que, pode ser um uma integração bastante prazerosa e ao mesmo tempo com possíveis aprofundamentos dependendo do incentivo. Isto é, a maneira como vai sendo o estudante instigado a saber mais sobre o tema proposto.

Professora, Maristella DellaGiacoma Bettes