Etapa II, caderno III – Ciências da natureza

Etapa II, caderno III – Ciências da natureza
Atividade: Reflexão e ação - págs. 28 e 41/ Artigo
Componentes curriculares: HISTÓRIA, SOCIOLOGIA e FILOSOFIA
Tema:  Crise no fornecimento de água e energia
Introdução:
O sistema de fornecimento de energia no Brasil é essencialmente constituído por hidrelétricas. O principal problema dessa estratégia é a vulnerabilidade do sistema em períodos de estiagens atípicas, podendo provocar apagões e forçar medidas públicas de economia de energia. Em 2001, o país viveu a maior crise da história nesse setor, quando o risco de apagão foi combatido através de um intenso racionamento de energia, com o objetivo de reduzir em 20% os gastos domiciliares.
Após esse período, planos de ampliação da rede de eletricidade e de fornecimento de água foram instaurados, permitindo alguns avanços nesse setor. No entanto, algumas deficiências em termos de investimentos e aplicação de projetos colocaram novamente em xeque a política energética e hídrica no país. Segundo dados da Abiape (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia), em 2013, 40% do volume de energia planejado não entraram em circulação por atrasos em projetos de transmissão e em processos de licitação.
De toda forma, essa situação exige um reordenamento da questão da produção de energia e de distribuição de água no Brasil, com medidas para agilizar a execução de projetos no setor e para ampliar a oferta, como a construção de novos reservatórios e a ampliação de hidroelétricas ou até de outras fontes de energia, como os parques eólicos.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente da água.
Objetivos:
- Sensibilizar, previamente, a clientela escolar, acerca do projeto a ser vivenciado;
-Analisar crise dos recursos naturais energético
-Elaborar um histórico sobre os recursos energéticos naturais brasileiros
-Conscientizar de que o desmatamento tem a ver com água que sai da sua torneira e a energia utilizada em seus lares
- Valorizar a vida no planeta
-Conscientizar os alunos para que possam perceber que a água não deve ser desperdiçada nem poluída.

Conteúdo:

Crescimento Populacional e Urbano Pós Industrialização
e desenvolvimento tecnológico

Ação:
-Pesquisar sobre a lei das águas e energia;
-Realizar leitura de textos que tratem da importância da preservação da água;
-Promover discussões com os alunos sobre o tema em estudo;
-Executar ações que possam evitar o desperdício da água, no ambiente escolar;
-Visitar e produzir acervo fotográfico dos córregos que rodeiam o nosso Distrito;
-Fazer entrevistas com moradores antigos e conhecedores da região (conversas, fotos antigas);
-Fazer levantamento sobre a mata ciliar presente nos córregos;
-Pesquisar sobre a quantidade ideal de produto utilizado no processo de purificação da água, revendo as consequências do excesso ou a falta do mesmo;
-Palestras sobre mata ciliar e preservação de nascentes;
-Produzir textos e imagens sobre os 8 jeitos de mudar o mundo (objetivos da ONU)
-Realizar debates para reflexão do problema
-Socializar os registros feitos no ambiente escolar.
Durante o mês de maio de 2015 já foram realizadas pesquisa na internet sobre a lei das águas e energia, houve leitura de textos que tratem da importância da preservação da água e produção de textos e imagens sobre os 8 jeitos de mudar o mundo (objetivos da ONU).

Bibliografia:
www.greenpeace.org/brasil