ETAPA II CADERNO III ATIVIDADE PÁGINA 41

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHEK FRANCISCO BADARÓ-MG-  S R E ARAÇUAÍ
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Atividade 3 do caderno 3 etapa 2- Ciências da Natureza- PROJETO- “Uso Racional de energia no ambiente escolar”
RESPONSÁVEIS: PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO DO ENSINO MÉDIO-2015
ORIENTADORA: Rosimar Lidiana Pinheiro de J. Simões
CURSISTAS: Luiza Rosemary da Cruz, Lílian R.P.Jardim, Kátia Maria Calazans, Lucinéia Marques de Abreu, Marta Magaly dos Santos, Adão Carlos Pereira, Elaine Soares Aguilar.
INTRODUÇÃO:
Existe cada vez mais a necessidade de ter energia para o progresso da humanidade. Entretanto, não adianta produzir energia elétrica a partir de fontes renováveis para ser desperdiçada durante seu uso final.
De que serve uma lâmpada eficiente que fica ligada o dia todo? Ou ainda uma lâmpada eficiente que fica acesa em locais onde não há ninguém? Conclui-se então que o uso dessas fontes constitui-se em apenas parte da solução, a outra parte é o uso eficiente da energia por parte dos consumidores conscientes. Ou seja, uma pessoa bem informada tende a evitar o máximo de desperdício da energia elétrica em casa ou no trabalho.
Assim, sensibilizando a clientela, ou seja, a educação de cidadãos conscientes no uso da energia elétrica significa reduzir o desperdício pelo lado da demanda, preservando o meio ambiente para as gerações futuras.
Neste cenário, a escola, propõe a realizar um trabalho educativo com diversas faixas  representativas de clientes de energia elétrica. São os jovens e adultos de vários níveis de escolaridade, formando um ambiente propício para a realização do trabalho de sensibilização e dos hábitos de consumo relativo ao uso de energia elétrica.
JUSTIFICATIVA
A natureza está mal. O ar que respiramos o solo em que pisamos e a água que bebemos vem sendo agredidos há séculos pela humanidade; uma dessas formas de agressão é o uso abusivo de energia elétrica.
Os rios, os mares, as florestas, os animais e nós mesmos estamos sofrendo as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente.
Apesar das fantásticas descobertas e invenções científicas tecnológicas, os seres humanos ainda não aprenderam a lidar com a natureza. Sabendo a importância da mesma em nossas vidas e da atual atitude de desperdício de energia elétrica existente em nossa sociedade, esse projeto se faz necessário na medida em que se compreende que a consciência do consumo racional de energia elétrica deve começar a partir de sua utilização em casa e nas escolas.
Em virtude disso, faz se indispensável o trabalho de sensibilização quanto ao uso correto da energia elétrica, que tem como objetivo nos tornarmos multiplicadores dos conceitos de educação ambiental e de atitudes antidesperdício de energia elétrica, o que implica  mudanças de hábitos,  reduzindo o consumo energético sem perder a qualidade de vida e caminhando para o desenvolvimento sustentável.
OBEJTIVO GERAL:
Conscientizar toda a comunidade escolar em relação ao uso racional de energia elétrica visando à economia e consequentemente à preservação ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Estimular o respeito ecológico e investigar o Meio Ambiente;
• Divulgar informações do uso racional e sustentável de energia elétrica no recinto escolar;
• Adotar medidas simples e práticas para combater o desperdício de energia elétrica.
DESENVOLVIMENTO:
• Palestras de sensibilização, reuniões, vídeos, panfletos, slides, pesquisas e coleta de dados;
• Confeccionar e afixar adesivos informativos sobre o uso racional da energia;
• Criar responsáveis por turma para atuarem no combate ao desperdício;
• Pesquisa sobre as fontes  e forma de energia utilizadas no Brasil, bem como o impacto ambiental causado por cada uma delas;
• Criar paródias, peças teatrais, poemas, desafios, slogans, charge, jornal mural, painéis, produção de texto, história em quadrinhos sobre o assunto em pauta;
• Criar o hábito nos alunos e funcionários para ficarem atentos a tudo que se refere a energia elétrica utilizando-a de forma segura e eficiente no dia-a-dia.
• Análise da conta de luz;
PRINCIPAIS AÇÕES:
• Inicialmente faremos a exposição do projeto para toda a Equipe da escola e também para comunidade escolar através de reuniões e palestras;
• Ornamentaremos a escola com banners abordando o tema do projeto com o objetivo de informar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância de economizar energia.
• Realizaremos uma reunião com a equipe da escola onde serão discutidas formas de economizar energia dentro de casa e do espaço escolar.
• Haverá mais conversas informais com os alunos sobre a importância da energia elétrica ativando o conhecimento prévio dos educandos.
•  Escolha e preparação de apresentações com os jovens que enfoquem o tema do projeto para serem apresentadas
• Confecção e colocação de placas de advertências em todo espaço escolar com a ajuda dos alunos, para que desta forma toda a escola esteja envolvida no projeto. Exemplo de frases que poderão ser usadas: Luz que se apaga, é luz que não se paga. Usou, apagou. Dentre outras;
• Palestra com funcionários da COPANOR  e representantes da CEMIG..
• Maquetes das fontes renováveis;
• Construir gráficos e tabelas a partir das comparações feitas com os gastos energéticos;
AÇÕES PARA CADA DISCIPLINA:
• Trabalho ( com a conta de luz em todas as turmas), responsáveis: professores de física;
• Sustentabilidade e meio ambiente em todas as turmas, responsáveis: professores de biologia;
• Segurança nas instalações elétricas, responsáveis: professores de física;
• Formas de energia elétrica, responsáveis: professores de biologia;
• O caminho da eletricidade, responsáveis: professores de química e física;
• Racionalizar e economizar em todas as turmas, responsáveis: professores de física;
• A água, o lixo e a reciclagem em todas as turmas, responsáveis: professores de biologia;
• Aquecimento global, efeito estufa em todas as turmas, responsáveis: professores de química.
CRONOGRAMA:
1ª etapa: duração de 2 meses - trabalho de sensibilização com a comunidade escolar;
2ª etapa: culminância das ações do projeto.
AVALIAÇÃO:
A nossa avaliação acontecerá simultaneamente ao decorrer do projeto com desenvolvimento das atividades e culminância do mesmo; observando os alunos diante das informações compartilhadas assim como a criatividade individual e coletiva.

Comunidades: