Etapa 2, caderno IV – Linguagens

Etapa 2, caderno IV – Linguagens

REFLEXÃO E AÇÃO
Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em: https://www.youtube.com/watch?v=MxpuYFouR70. Consideremos a seguinte ordem na atividade:
1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme.
2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões.
3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.
O filme O enigma de Kasper Hauser relata a história de um menino criado em um cativeiro, absolutamente sozinho, sem contato com o mundo exterior. Ele aparece em uma praça com instruções ao capitão da cavalaria para que se tornasse um cavaleiro. O menino não dominava a linguagem materna, nem andava direito. Foi criado isolado, sem nenhum contato com o mundo externo. Seu processo de socialização aconteceu graças a um professor, que o acolheu. Devido a sua história, foi visto como um certo tipo de aberração, causando espanto e curiosidade. Depois de algum tempo foi assassinado, supostamente por seu pai.
Concluímos que, assim como a linguagem, os processos de socialização e aculturação foram comprometidos pelo isolamento, o que nos leva a crer que somos sujeitos sociais. Além disso, o desenvolvimento intelectual também ficou prejudicado. Apesar de ter desenvolvido a linguagem, verificamos que esta parecia vazia de significados.

REFLEXÃO E AÇÃO
Nesta unidade refletimos sobre o sujeito jovem, as práticas de linguagem e os direitos de aprendizagem. Para que possamos agora investigar formas de levar essas reflexões para a atividade educativa, propomos um exercício que leve em conta a realidade dos estudantes, e que compreende quatro etapas, quais sejam:
a)  Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
b)  Aponte como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados.
c)  Em uma roda de conversa, exponha seu levantamento e reflexão aos colegas.
d)  Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão, contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalhos interdisciplinares.

•  Pesquisas cotidianas pelo ciberespaço;
• A utilização das redes sociais (facebook, watsapp, e-mail, etc...)
• Rede de amigos;
• Interação nos grupos sociais como trabalho, a escola, a igreja, família, etc...
• A música, os filmes, peças teatrais, livros, gibis, jornais, etc...

Podemos aproveitar as práticas de linguagens citadas acima como atividades de ensino e aprendizagem,  adquirindo a linguagem própria de cada uma delas, aprimorando os conceitos já adquiridos, dimensionando e diferenciando cada qual. Compreender a cultura escrita formal e informalmente, os diálogos, a linguagem poética, auxilia no processo de compreender o mundo e é dever da escola promover isso. Para muitos, a reflexão proposta pela escola será decisiva porque será a única feita de forma sistemática.