Etapa 2 Caderno III - Ciências da Natureza

Etapa 2 Caderno III – Ciências da Natureza
REFLEXÃO E AÇÃO Ciências da Natureza
Analise a questão e discuta com o seu grupo:
a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi discutido na questão a.
c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?

Respostas:

Os conhecimentos abordados têm uma grande abrangência (seres vivos, Ecologia), e ainda nesta área, a comparação com os seres humanos. Além desta abordagem também verificamos questões que relacionadas ao raciocínio lógico, interpretação de tabelas e gráficos, abordagens estatísticas.

Em relação aos conhecimentos abordados, o aluno se apropria dos conhecimentos específicos da área da Biologia e mobiliza conhecimentos de outras áreas, como a Matemática. Isto é muito positivo, uma vez que leva o aluno a perceber que as áreas do conhecimento estão interligadas, e que uma só faz sentido quando pautada na outra. Sabemos que, mais importante que ter domínio dos conceitos específicos de cada disciplina, o aluno deve ser estimulado a desenvolver seu espírito crítico, questionar e formular hipóteses e conclusões a partir dos dados apresentados, medidas extremamente úteis para a formação de sua cidadania.

A partir das aulas teóricas, as experimentações práticas, o emprego do raciocínio lógico para o estabelecimento de hipóteses e a comprovação (ou não) das mesmas, contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos específicos da disciplina e para a formação de um aluno crítico e observador.