ETAPA 2 - CADERNO 5 - MATEMÁTICA

Rosane Jankowski
Solange de Sá

MATEMÁTICA

Qual o papel que a Matemática escolar pode desempenhar na formação humana e integral dos estudantes do Ensino Médio?

O jovem ingressa no ensino médio portando experiências, desejos e saberes, construídos a partir das suas relações sociais, da sua realidade, com diversidades, características, desejos, objetivos e afinidades, o que exige que seja percebido como sujeito com valores, comportamento, visões de mundo, interesses e necessidades singulares.
Em particular, a Matemática propicia o desenvolvimento de quatro tipos específicos de pensamento: indutivo, lógico-dedutivo, geométrico espacial e não-determinístico. Muitos de seus conhecimentos são úteis em várias situações do dia-a-dia, além de serem inúmeras as articulações possíveis com as outras áreas de conhecimento ou componentes curriculares, inerentes a situações problemas em diversos âmbitos.
A Matemática é produto da cultura humana e faz parte do nosso cotidiano. Por isso, deve ser trabalhada de forma a ser aprendida por todos. É uma ciência exata, cuja produção envolve o pensar crítico e criativo. Ela atualmente está presente em todas as áreas do conhecimento, participa de forma significativa para o desenvolvimento de novas teorias, resolvendo diversas situações. Em disciplinas na área de Matemática, ao invés de atuar como um transmissor de regras e modelos do fazer simplesmente, o professor deve tentar ser um organizador de aprendizagens, um consultor que oferece as informações e um estimulador.
A juventude busca aprender conhecimentos próximos à própria realidade, por isso muitos jovens procuram a escola para que possam ser instruídos para o trabalho e enxergam isso como possibilidade de interação ou pertencimento ao grupo, por isso a escola precisa ser repensada, reinventada, capaz de formar cidadãos críticos, prontos para fazer as intervenções sociais, políticas e culturais que são exigidas pela sociedade, problematizando e intervindo, questionando sobre a sua realidade e sobre os modos de reprodução. Diante disso, precisa-se priorizar os conhecimentos que despertem o senso crítico e que instiguem os jovens a terem seus objetivos perseguidos e alcançados. Uma formação matemática integral pressupõe que os saberes dos jovens sejam valorizados nas suas formas de representação e expressão, confrontando o conhecimento das suas vivências com o conhecimento científico, e utilizando a iniciação à pesquisa, tecnologias, mídia e comunicação. Uma valorização que estabeleça um diálogo entre os saberes que possui e as práticas educativas, sendo necessário que o professor apresente conhecimentos matemáticos que sejam relacionados com as diferentes práticas ou disciplinas, de forma interdisciplinar, aliadas às práticas tecnológicas do aluno e que estão tão presentes na realidade.
          Considerando as dimensões do trabalho, ciência e tecnologia, a Matemática se articula com essas dimensões a partir do momento que consegue estabelecer relações entre a história da matemática e o eixo integrador, da história da matemática com a leitura e a problematização, e que se evidencia a partir da observação da evolução da história da Matemática, sendo relacionada com os conceitos de trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
Esses conceitos são apresentados pelas DCNEMs e entende-se o trabalho como uma ação transformadora consciente realizada pelo homem. A cultura caracteriza-se pelo conjunto dos resultados dessas ações sobre a realidade, enquanto a ciência e a tecnologia correspondem ao conhecimento sistematizado e legitimado socialmente ao longo da história. Nesse sentido, a Matemática possui um papel fundamental no processo de transformação da realidade humana, pois muitos dos problemas são resolvidos a partir da observação, interpretação, levantamento de hipóteses e aplicação de procedimentos fundamentados nos pensamentos e conceitos matemáticos. Muitos, inclusive, apresentam-se como resultado de um processo na busca da compreensão e transformação dos fenômenos naturais e sociais.
          O currículo e a construção do PPP devem ser pensados de forma coletiva e articulada, considerando as características pessoais, sociais e culturais onde a escola está inserida. Os conteúdos matemáticos, apesar de estanques precisam, na prática, estar articulados com as demais disciplinas.