A ESCOLA PÚBLICA COMO UM TERRITÓRIO DE FORMAÇÃO PARA OS JOVENS: caminhos para a construção de uma formação cultural da juventude .

Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior

Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC/PA
allbertosaldanha@hotmail.com

RESUMO

Neste texto, busco tecer reflexões epistemológicas construídas, a partir da experiência formativa vivenciada no Programa de Formação de Professores do Ensino Médio do Estado do Pará, no Pólo  - Marabá, bem como na sistematização de estudos dos Cadernos I e II de Formação de Professores do Ensino Médio e em outras experiências acadêmicas e profissionais por mim vividas, em que busco analisar o contexto da escola pública brasileira, como um território de formação (SILVA JÚNIOR, 2011), para os jovens, na perspectiva de compreender o espaço da escola, sobretudo, a de ensino médio, como um possível caminho para a consolidação de um processo de formação cultural da juventude, negando a perspectiva da semiformação imposta pela Indústria Cultural, negando assim a concepção reprodutora e instrumental da escola.

Palavras-Chave: Escola Pública. Ensino Médio. Território de Fomação. Jovens e Juventudes. Formação Cultural.