Entrevista dos Alunos a cerca do Futuro - EtapaII - Caderno II

Entrevista dos alunos a cerca do Futuro

Colégio Estadual  Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu
Etapa II – Caderno II
Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.

Reflexão e Ação   pag 27 a 28
Na apresentação do Resultado da entrevista com nossos alunos do Ensino Médio, especialmente aos professores que participam do Pacto, as questões respondidas pelos nossos alunos foram muito diversificadas e importantes para que possamos entender e observar o direcionamento de suas vidas agora e depois do término do Ensino Médio. Sobre a questão 1- os alunos frisaram seus amigos, o colégio em que estudam, seus familiares e seus trabalhos. Sobre a questão 2 – os alunos citaram várias vezes fazerem cursos técnicos, faculdade até intercâmbio. Sobre a questão 3 – Ter um bom emprego, constituir uma família, fazer faculdade, ter carro, comprar uma casa, ter o próprio negócio, frisaram também os seus valores, sonhos, desejos e projetos de futuro.   Quando perguntados sobre o que eles esperam do Ensino Médio eles responderam: Preparação para a vida adulta e para a universidade, aprendizagem mais prazerosa, ampliação do círculo social, apoio e acolhimento. Mas quanto à escolha da profissão, muitos expuseram suas angústias e suas dúvidas, como, por exemplo, de não se sentirem preparados para o futuro profissional ou que a falta de perspectiva econômica torne um impedimento para a realização de seus desejos. Concluímos que nossos alunos demonstram em suas respostas certa inquietação quanto ao futuro, algo muito normal, afinal, normal que haja dúvidas acerca do desconhecido. Percebemos também, que a escola não esclarece devidamente acerca das profissões ou dos caminhos de podem se trilhados pelo estudante, isto é, não há informações claras sobre cursos técnicos, profissionalizantes e faculdades, informações estas que seriam vitais para ajudar os estudantes a melhor vislumbrar um futuro profissional.