ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO PARA EDUCAÇÃO

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO
A falta de interesse dos jovens pelo ENSINO MÉDIO e o alto índice de evasão dos alunos estão entre os principais problemas da educação brasileira nesta etapa de escolarização dos jovens, adolescentes.
Faz-se necessário que o país pare e discuta o que fazer para que o Ensino Médio possa efetivar o seu papel de formador de cidadãos plenos, aptos para agirem em uma sociedade carente de pensadores, estudiosos.
A evasão escolar é um grave problema da educação brasileira e tende a ser uma das maiores conseqüências do fracasso escolar. O problema agrava-se ano a ano em nosso país, estados, municípios, preocupando gestores, educadores e responsáveis pelas políticas públicas, gerando discussões, estudos, temas de pesquisa entre educadores.
Entre os vários desafios que enfrenta o Ensino Médio podemos destacar a formação dos professores, que envolve a formação universitária, a oferta de educação continuada, as condições de trabalho, a carreira, incluindo salários e a dedicação exclusiva. Outra questão bastante importante e que também merece ser discutida é o número de alunos por sala de aula, fator responsável pelo rendimento escolar, pois salas abarrotadas se tornam difíceis para que  o docente consiga efetuar um  trabalho  com qualidade.
A ampliação do tempo do estudante no ambiente escolar com qualidade, profissionais compromissados, salários adequados a dobra de jornada além de ser uma questão educacional, é uma questão política, pois envolve compromissos que vão além de promessas de governo, são medidas que devem ser continuadas e aprimoradas.
Para José Pacheco, responsável por uma das experiências mais inovadoras do mundo, a “Escola da Ponte”  em Portugal, a educação não pode ser segmentada em ensino infantil, fundamental e médio.O problema não está no ensino médio, mas na segmentação, que reflete uma cultura que há muito deveria ter sido banida.Explica que os projetos inovadores que acompanha, tanto no Brasil, como em outros países, a idéia de sala de aula está ausente, porque,  segundo o educador, não é possível  ensinar a todos como se fosse um só.”Não compete ao professor preparar projetos para os alunos, porque isso é manipulação.O professor tem de se planejar  com o outro, ter interdependência, colaboração, perceber que a escola é um lugar de trabalho e troca.O desafio maior do ensino médio, assim como o da educação como um todo, é sermos responsavelmente ousados, destruir os guetos, que existem dentro de nós, acabar com a segmentação, afirmou ele.
O trabalho para um fortalecimento do Ensino Médio fazendo enfrentamento ás questões preocupantes exige um trabalho coletivo e constante. Começa com a conscientização aluno x família, acrescida do envolvimento de todos no ambiente escolar.
O papel do docente é fundamental neste processo e vai desde o seu planejamento, avaliações até uma retomada de consciência intervindo de maneira eficaz no processo, fazendo parceria com seu aluno e alvo educacional.
A necessidade de uma escola atrativa para os alunos da sociedade  contemporânea onde possa acontecer transmissão de conhecimento em via dupla, com alunos e professores interessados, dispostos a fazer a diferença é urgente.