Ensino Médio: reflexão sobre tema 1

Olá, sou o professor Ilário, do Colégio Estadual Santa Rosa, em Curitiba.

Conforme os textos, a história e evolução do Ensino Médio está relacionada as necessidades das classes dominantes deste país em formar uma massa de trabalhadores, preparada para fazer, executar tarefas sem questionar a autoridade, retrato impresso dentro das salas de aulas, onde este modelo coloca o aluno sentado por cinco horas cronometradas sem poder questionar por que de se estar ali. O excesso de disciplinas que tratam somente de fatos passados, com informações em tabelas e gráficos com mais de cinco anos de atrasos, que não atende a dinâmica socioeconomica da sociedade on line.

Concordo que há uma necessidade de reforma, que deve ser contínua e discutida amplamente com os alunos, professores, governo e sociedade civil. Para isso devemos definir para que o Ensino Médio se propoem, é para preparar os alunos para vestibulares, ou mercado de trabalho, ou pensar e refletir criticamente sobre as questões sociais, entre outros.

Temos de ter novas disciplinas que tratem mais de tecnologias futuras, atualidades, para onde caminha a sociedade, qual é o próximo passo, sem deixar de lado a política e a economia.