Ensino Médio: fase de transição

Um dos desafios que permanecem ao EM em nosso contexto sem dúvida trata do processo de democratização do acesso ao ensino. Em princípio, o ensino no Brasil possuía um caráter seletista e elitista. Paulatinamente, esse quadro vem mudando, contudo, trazendo problemas como a carência de uma cultura escolar e o desinteresse de muitos educandos. Esse ponto é sobretudo agravado quando o educando chega no ensino médio não sabendo exatamente o que fará futuramente com essa formação, considerando a dicotomia estabelecida, em nosso processo de ensino, entre Curso Superior e Ensino Técnico ou profissionalizante. O Ensino Médio configura, portanto, uma etapa de transição entre uma ou outra modalidade de ensino futura. Acredito que essa dicotomia está sendo sanada por meio dos Institutos Federais, porém, ainda persiste como um sério desafio.