Ensino de Ciencias e Cidadania

Discussão entre os colegas
Ensinar Ciências é:
Todos os professores concordam com as afirmações e acrescentam que a disciplina de ciências é muito concreta, pois no próprio dia a dia temos muitos subsídios para se trabalhar em sala de aula, por exemplo ao trabalhar Rotação e Translação, o professor pode propor aos alunos que observem o espaço, levando-os a refletir sobre o que foi observado e a partir dessa experiência concreta ensiná-los o conhecimento científico construído pela humanidade sobre Rotação e Translação.
Os conceitos apresentados pela atividade são relevantes e fundamentais para de fato propor uma aprendizagem significativa e ao discutirmos entre os colegas fizemos algumas observações:
• A disciplina de Ciências trabalha unindo a teoria à prática, aproveitando os acontecimentos ocorridos na natureza, como as catástrofes, identificando as causas e consequências, sendo que as causas estão relacionadas a interferência do ser humano na natureza e as consequências são os prejuízos tanto econômicos, políticos e sociais. Há ainda a questão religiosa que as pessoas atingidas geralmente se apegam para dar uma resposta a catástrofe sofrida pela comunidade, cidade ou país. Então o professor de Ciências tem que fazer a ligação com as outras disciplinas envolvidas.
• Os professores geralmente realizam atividades concretas ou as contextualizam, mas devido a correria e as exigências do dia a dia escolar, o único registro dessas atividades ficam limitadas ao livro registro de classe no campo de conteúdo;
• A falta de estrutura das escolas como número de alunos por turma, professores que trabalham em mais de uma escola e a falta de materiais, recursos, computadores e acesso a internet etc., contribuem para que essas atividades não ocorram de forma mais regular.