Educar para tratar - Lixo

Projeto Lixo

Justificativa :

Atualmente um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade é o problema relacionado à produção e destinação do lixo. A produção do lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Diante de tamanha influência que a temática tem em relação aos problemas ambientais e a saúde das pessoas, surgiu o interesse de se trabalhar um pouco sobre questões relacionadas à produção do lixo e o que se pode fazer para reduzir e/ou reaproveitar os materiais que são descartados. Também pretende-se contribuir de modo significativo para melhoria ou implementação da coleta seletiva no ambiente escolar e na comunidades local.
Fundamentação
A Revolução industrial além de aumentar a produção de bens de consumo favoreceu o acelerada descarte de resíduo sólido urbano(lixo). Hoje as grandes cidades jogam toneladad de lixo diariamente sem nenhum processo seletivo prévio, representando altos índices de desperdícios e mal uso de materiais que poderiam passar por um processo de reciclagem, reduzindo a eliminação de objetos não recicáveis ao meio ambiente. Cada vez mais observa-se que não existe mais área disponíveis para implementação de aterros sanitários, sendo notório a necessidade de novas tecnologias que auxiliem na captação do lixo além de favorecer á obtenção de renda e aumento da empregabilidade ..................

Objetivos Específicos :
• Diferenciar os tipos de lixo;
• Compreender o significado e a importância dso 4 R's : racionalizar, reutilizar, reduzir e reciclar;
• Identificar materiais biodegradáveis e não - biodegradáveis;
• Compreender os impactos causados pelo acúmulo de lixo e seu descarte desordenado;
• Reconhecer o consumo desenfreado como causa de grandes impactos ambientais no mundo;
• Divulgar informações a comunidade sobre o papel social, econômico, cultural, ético e ecológico de todo cidadão;
• Compreender a importância da preservação do meio ambiente para o equilíbrio ecológico;

Método
Esse mine projeto será desenvolvido no primeiro bimestre do ano letivo período que será utilizado para uma maior sensibilização do problema, porém deverá continuar até o restante do primeiro semestre  de 2014, com atividades em diversas disciplinas, terá como público alvo os alunos do Ensino Médio e  Fundamental II  constará das seguintes etapas:
• Exploração do tema em sala de aula pelos  alunos e  professor  de Ciências e Química: Definir O que é lixo; quais os Tipos de lixo; quais os processos usados para descartar o lixo; qual o tempo de decomposição dos materiais usualmente jogados na natureza; O que fazer para diminuir a grande quantidade de lixo que produzimos diariamente, quais materiais podem ser reciclados.
• Leitura e reflexão do poema
• Divisão de equipes para fazer uma pesquisa sobre o tempo médio de decomposição de certos materiais.
• Entrevista com as pessoas que trabalha com reciclagem.
• Visitas aos lixões da cidade
• Oficinas para construção de brinquedos com material reciclável
• Montagem de cartazes
• Caminhada pelas ruas da comunidade local
• Implantação da coleta seletiva.
Recursos
Para o desenvolvimento deste mine projeto serão utilizados os mais diversos materiais: papel ofício, cartolinas, tintas, pilotos, cola tesoura, sucatas (garrafas pet, latas de cervejas, papelão, jornais, caixas de vários tamanhos) e também os recursos audiovisuais: datashow, TV pendraiv, vídeos, aparelho de som, musicas, câmera fotográfica, entre outros.
Abrangência
Por se tratar de um projeto interdisciplinar deverá envolver as principais disciplinas curriculares do Ensino Medio :
Português:
• Leitura e comentários orais do poema de Manuel Bandeira “O bicho”.
• Produção de texto com tema sugerido como, por exemplo, “Se eu fosse uma garrafa pet”, descrever todo o percurso feito por ela.
• Apresentação de Jornal falado, utilizando reportagens de jornais e revistas sobre a problemática do lixo.
• Produção de entrevista escrita com as pessoas que trabalha com reciclagem.
       •  Elaboração de um oficio solicitando a SEC e ao Estado a instalação de containers na escola que separem os diferentes tipos de lixo: papel, plástico,vidro , lixo orgânico.
•Elaboração de um abaixo assinado e coleta de assinaturas na escola soliciando esses conteiners.

Matemática
• Comparar dados e informações sobre a produção de lixo em alguns países apresentados em tabelas ou gráficos.
História
• Histórico da regulamentação do catador e reciclador de papel.
• Revolução industrial e aumento da produção do lixo.
Geografia
• Debate: O que fazer para que nossa escola, nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
• Lixo e água, chuvas enchentes, poluição.
• Localizaçao de lixões e o seu entorno
Ciências
• Conhecer os cuidados que devemos ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo
• Pesquisa sobre o tempo médio de decomposição de certos materiais.
• Visitar e fotografar os lixões da cidade para montar um painel que será exposto no pátio da escola. Este pode ser feito em conjunto com geografia, Artes e Educação Fisica.
• As turmas dos anos finais deverão apresentar seminário sobre o destino final do lixo (lixões, aterros sanitários, incineração e compostagem), para as turmas dos anos iniciais.
Educação Física
• Caminhada em defesa a preservação do ambiente local (escola, ruas do bairro).
Artes
• Confecção de cartazes, panfletos e faixas.
• Aquisição e decoração de quatro latões para a implantação da coleta seletiva na escola
• Apresentações teatrais no pátio da escola.
• Oficinas de reciclagem para produção de brinquedos a partir de sucatas.
Inglês
•Trabalhar  textos que falem sobre a temática lixo e sua reciclagem e com o       vocabulário relacionados ao texto e pronuncia.

Avaliação do projeto
A avaliação será processual. Todas as etapas serão observadas, registradas e pontuadas pelos professores responsáveis.Os aspectos como responsabilidade, pontualidade, participação, respeito e espírito de equipe serão avaliados. Tendo o valor total de 2,5 pontos.
Cada turma deverá ter um professor padrinho.
Culminâcia – Eleger um dia para que todas as turmas em sua própria sala de aula apresente apresente toda a sua produção, recebendo visitas de outros alunos e professores,  que também ira avaliar a produção final da turma. Também com o valor de 2,5.
Consideraçoes finais
Resultados Esperados:
Com o nosso mineprojeto Lixo e a teoria dos 4R's : racionalizar, reduzir, reutilizar e reciclar esperamos desenvolver na comunidade escolar preocupação com a produção e o descarte do lixo, tornado-os cidadãos conscientes de seus deveres com relação ao meio ambiente e da responsabilidade de inserir na comunidade em que mora o interesse pela teoria dos 4R's.
Ações que ajudem a minimizar os problemas causados pelo quantidade desenfreada de lixo produzido é um trabalho que necessita de atitudes concretas de todos e deve ser contínua. A conscientização dos alunos e das pessoas da comunidade sobre a importância de reaproveitar  e reduzir o lixo podem mudar os maus hábitos de toda uma comunidade e podendo, até mesmo contribuir, não somente com problemas ambientais, mas mobilizar as pessoas a pensar de modo sustentável e de criar meios de sobrevivência reutilizando e reciclando o lixo.

Comunidades: