Educação: um processo em construção a cada dia

          Segundo Freire (1987, p. 45) “Ensinar é uma especificidade humana”. Sen­do uma especificidade humana, entende-se que ensinar deve ser um “ato de paixão, amor, dedicação, competência e comprometimento”. Nos dias atuais, existe uma grande preocupação para que a educação chegue para todos, e proporcione condições para que os indivíduos atuem como sujeitos na sociedade. Percebe-se que a educação deve preparar os indivíduos para as transformações que estão ocorrendo nessa sociedade. A importância da educação como uma das alavancas que possa con­tribuir para a formação de um sujeito mais participativo nas tomadas de decisões da sociedade é destacada como algo importante para o espaço educacional. Torna-se indispensável, dentro desta perspectiva educativa, que todos, educadores ou não, reconheçam a educação como um projeto social importante. Por isto, a educação precisa ser cada vez mais considerada como um dos componentes que podem contribuir de forma significativa com a formação de sujeitos responsáveis com determinadas funções na sociedade. Sendo assim, fundamenta-se, então, a necessidade de participação de todos os envolvidos no processo educacional, nas decisões que arrolam a continuidade e o aprimoramento desse processo, a fim de que se efetive um maior envolvimento com o destino da educação e sua própria prática cotidiana (MINASI, 1997). Portanto, a educação dessa forma deve ocorrer em função do conhecimento de nós mesmos em relação ao mundo, e deste em relação a nós. Não deve haver edu­cação sem a construção do conhecimento, e conhecer algo significa estar no mundo, e estando no mundo agir sobre ele. Portanto, a escola para cumprir esse papel e construir no­vos valores e atitudes diferentes, deve ter suas ações voltadas para a construção e socialização de conhecimentos mostrando novas possibilidades de leitura de si e do mundo.

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