EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA NATUREZA

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA NATUREZA

Pacto Nacional do Ensino Médio

Lucia Zabla Erdmann
Bernadete Grabore Marconato
Ana Luciele Kinach
Jélison Luiz Gontary
Alexandra Moletta Machado
Elisson Pontarolo

 

 
Atividade Interdisciplinar – Disciplina: Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Biologia.

Tema – Meios de transporte e Trânsito
     Em nosso cotidiano, estamos rodeados por imagens impostas pela mídia, vendendo produtos, idéias, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. Como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nós aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual e nós educadores devemos assumir uma postura em melhorar o ensino e as relações sociais, resgatando valores, dentre eles, a ética e a sensibilidade dos educandos. A área de Arte contribui, portanto, para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes na sociedade de nossos dias. Tais problemas referem-se às ações de todas as pessoas para garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma sociedade democrática que envolve, entre outras, as práticas artísticas. Devemos construir nossos saberes e práticas levando em consideração as diretrizes que orientam a educação, as situações reais do nosso cotidiano e de nossos educandos, procurando ensinar e aprender com as diferenças nesse processo contínuo de transformação. A interdisciplinaridade de arte com outras áreas do conhecimento tende em melhorar o ensino e as relações sociais, resgatando valores, trabalhando teoria e práticas, propondo atividades que resultarão em seres humanos sensíveis e humanizados, conhecedores da realidade em que vivem e sujeitos capazes de mudar essa realidade.
Para tanto é necessário ter clareza de que devemos estar em constante atualização e transformação, buscando melhorar nossa prática pedagógica dia-a-dia. Duarte Júnior (2008, p. 17) defende que “[...] o termo educação transcende os limites dos muros da escola para se inserir no próprio contexto cultural onde se está”.  Oportunizando aprendizagens dentro e fora da escola.
Duarte Junior (2008, p. 16) contribui dizendo que “uma ponte que nos leva a conhecer e a expressar os sentimentos é, então, a arte, e a forma de nossa consciência aprendê-los é através da experiência estética”. Diferenciando-se assim de outras áreas do conhecimento, justamente aí está a grande responsabilidade por parte dos educadores.
Portanto, quando ocorrem transformações dentro da escola, estas vão refletir na vida de cada educando e também na sociedade e no mundo, como um todo. É nessa perspectiva que devemos pensar nossas práticas pedagógicas e ter claro que o processo é gradativo e mesmo que pareça lento. Sabemos que os resultados não são imediatos, mas que possamos ter consciência que a nossa parte foi feita. Nesse sentido, pensamento e sentimentos são a essência do ser humano e, na relação Arte-escola estes se fazem imprescindíveis.
A educação tem, a princípio, a finalidade, de  promover mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, e que estas venham a favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. Portanto, se faz necessário que a educação atinja a vida das pessoas e da coletividade em todos os âmbitos, visando à expansão dos horizontes pessoais, o desenvolvimento bio-psico-social do sujeito, além da observação das dimensões econômicas e o fortalecimento de uma visão mais participativa, crítica e reflexiva dos grupos nas decisões dos assuntos que lhes dizem respeito. A busca em compreender como as questões sociais, culturais e econômicas se encontram diretamente relacionadas com o fracasso ou com o sucesso escolar não teria se transformado em objeto de inúmeras pesquisas sociológicas e em argumentos primordiais no debate político se o nível educacional alcançado pelos sujeitos não fosse um dos principais determinantes do status social (Forquin, 1995).
  A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente acumulados pela sociedade. Pensando em uma temática relevante para a nossa realidade, e que tais conhecimentos, viessem contribuir para mudanças significativas, o tema surgiu a partiu de um proble¬ma que afeta toda a sociedade de nossa cidade, a falta de respeito no trânsito. Partindo desse problema, o projeto desenvolvido na disciplina de arte e demais disciplinas foi Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos a cerca dos temas que envolvem os meios de transporte e o trânsito, incluindo a sua importância, o cuidado e a responsabilidade dos pedestres e motoristas. È importante conscientizar os alunos sobre direitos e deveres do pedestre e do motorista, tornando-os aptos a se comportar bem no vaivém das ruas.
Na disciplina de arte foi apresentado aos alunos um dos fotojornalistas mais famosos e respeitados do mundo, o brasileiro Sebastião Salgado. O maior fotógrafo brasileiro mostra a cada fala que um jornalista precisa fundamentalmente de humildade e percepção de totalidade para poder retratar o mundo que tem à volta. – Salgado fala na busca por fotografar “a dignidade”. Também por isso fotografa sempre em Preto e Branco, para que as cores não atrapalhem a tarefa de mostrar melhor essa característica de cada ser, de cada espaço registrado.
A vida e a obra de Sebastião Salgado são grandes lições de jornalismo, de fotojornalismo, de humildade e de humanidade, conceitos cuja origem e ideia parecem enormemente distantes da prática que domina nossa sociedade tal qual está hoje organizada. Partindo daí foi apresentado também aos alunos a definição de fotojornalismo, que é uma informação jornalística através da imagem fotográfica, que um acontecimento pode ser narrado apenas com a fotografia e legendas.
Após essas aulas foi abordado o tema trânsito e através de debates e conversação foi proposto buscar fragrantes de desrespeito em frente de nossa escola. Os alunos saiam alguns minutos antes dos demais, para registrar a saída do colégio. A proposta na disciplina de arte foi fazer as fotografias em preto e branco tendo como referência as obras de Sebastião Salgado, após a seleção das fotografias, os alunos na disciplina de língua portuguesa, criaram as legendas tendo como foco o fotojornalismo.
Depois de criadas as legendas foi organizados esse material em cartolinas pretas e a exposição dos trabalhos foram realizados na biblioteca da escola na semana nacional do trânsito, 18 a 25 de setembro. As atividades na disciplina de arte continuarão na visitação da exposição, onde cada aluno criou o seu diário de bordo, comentando o processo e o resultado dos seus trabalhos.
As demais disciplinas biologia, química, física, sociologia organizarão palestras, trabalhando as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade, assim como também  realizaram várias atividades abordando os diferentes meios de transportes e suas finalidades.
Com esse projeto interdisciplinar o objetivo geral foi ampliar o repertório de conhecimento sobre o mundo social em que estão inseridos, através da oportunidade de conhecer os diferentes meios de transporte, suas característica e utilidades na vida das pessoas, assim como despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito. Abaixo algumas imagens da exposição das fotografias.

 

 

Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Leis de Diretrizes e Bases. Brasília/MEC. 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p. ENGUITA, F. Mariano. Reprodução, Contradição, estrutura social e atividade humana na educação.Teoria e Educação. Porto Alegre (1): 108-133. Jun 1990.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. São Paulo 10ª edição Papirus, 2008a.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por Que Arte-Educação? 20ª Edição. Papirus Editora 2008b.
DUARTE JUNIOR, J. F. O Sentido dos Sentidos. Curitiba: Criar, 2001.
MARCON, Telmo. Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 93, n. 233, p. 11-33, jan./abr. 2012.
GOERGEN, Pedro. Pós-Modernidade, ética e educação. 2ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. 2ª ed. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.