EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DA ENERGIA

Resumo: Este artigo tendo como temática “Educação Ambiental e o uso da energia”, vai envolver todas as relações entre a escola, alunos e o ambiente em que estão inseridos. A escola propiciará condições para que se estimule no aluno o espirito crítico, a capacidade de fundamentar suas escolhas, a entender e superar limitações e possibilidades de ações e, principalmente a compreender que atitudes isoladas e individualistas não se sustentam, é preciso compreender que o uso desenfreado de energia pode prejudicar o meio ambiente, momento atual exige uma profunda reflexão de cada um de nós que tem algum envolvimento com a construção de sociedades sustentáveis.

Palavras- chaves: Educação ambiental, ensino médio e energia.

1. INTRODUÇÃO
O artigo tem como metodologia, bases de dados de referências bibliográficas, como procedimentos de métodos de pesquisa e exposição dos dados, com o objetivo de conhecer a importância da energia como base para o desenvolvimento da educação ambiental.
É de conhecimento geral que, os recursos naturais estão se esgotando a passos gigantescos, há uma expansão acelerada da poluição e a população, por sua vez, é mais e mais estimulada a consumir desnecessário. Logo, a educação ambiental surge como uma necessidade, quase solução ambiental. Mas não se trata de um tipo especial de educação, e sim um processo contínuo e longo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho, de espírito, em que todos devem estar envolvidos.
A educação ambiental é ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
Quando se fala em educação ambiental, se está falando no processo de resgate da ética, da cultura, da política e economia, já embutidos em qualquer forma de relação e informação que implicam em educação. É um novo modo de racionalidade que está em jogo. Se a educação quer cumprir seu papel, como fermento critico formador da consciência, politizador (Freire, 2004), reinserirá o indivíduo em sua história, em sua cidade, em seu meio, agora como sujeito que interage num ambiente absolutamente interligado; trata-se de uma inserção socioambiental que dá sentido maior à vida humana, porque age para construir uma sociedade melhor e justa.
É neste processo educativo, que a educação ambiental tenta despertar em todos, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, através do uso consciente da energia e aplicação de alternativas para a diminuição do consumo, espera complementar as informações sobre a produção energética, sua distribuição e sobre a consciência de alunos do Ensino Médio a respeito do impacto ambiental causado pelo consumo despreocupado e imprudente para o uso da energia.   
Uma das maneiras de levar ao encontro da população os problemas relacionados ao meio ambiente é através da Educação Ambiental, pois se pode atingir um grande número de alunos e, quem sabe, futuros cidadãos conscientes. Através da Educação Ambiental, professores podem auxiliar a desenvolver em seus alunos hábitos e costumes sadios de conservação ambiental e de respeito à natureza. Através da Educação Ambiental os alunos podem perceber como o consumo energético cada vez maior torna necessário mais áreas alagadas e consequentemente um maior número de áreas sem sua fauna e flora original ou então leva à construção de termoelétricas que liberam poluentes atmosféricos que causam danos ao meio ambiente. Acreditar que a degradação ambiental é uma consequência do progresso e duvidar de que a preservação ambiental possa ser aliada do desenvolvimento da economia e da sociedade, é um erro. É preciso mudar as atitudes, se indignar com o que está errado e lutar de forma inteligente para mudar esta realidade, de utilizar descontroladamente os recursos ambientais como energia sem pensar nos danos que pode causar ao meio ambiente.

2.  EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENERGIA

A percepção do ambiente só é possível quando o indivíduo se sente inserido e parte do meio em que vive. A Educação Ambiental pode levar a interação de forma direta como ações ambientais, mobilizações e projetos de engajamento ou através de formas cognitivas como debates, jogos, brincadeiras, pesquisas e experiências que fazem com que os conteúdos abordados, das mais diversas formas como dicas, acabem por se tornar hábito.
Trabalhar na escola o controle do gasto energético é importante e este assunto pode ser desenvolvido de diversas maneiras como pesquisa, debate, maquetes, vídeos, produção de folders, entre outras. O objetivo geral deste trabalho será ampliar o conhecimento e desenvolver ações com os alunos do Ensino Médio, sobre os problemas e os caminhos para diminuir o consumo energético através de diversas práticas pedagógicas, além de divulgar a necessidade de mudança de hábitos de consumo de energia elétrica que causam impacto ao meio ambiente.
Segundo Rossato (2007), a ação direta do professor na sala de aula é uma das formas de levar a Educação Ambiental à comunidade, pois um dos elementos fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais é o educador, porque este pode buscar desenvolver, em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.

3. METODOLOGIA

A presente temática “Educação Ambiental e o uso de energia”, foi desenvolvida com os alunos do Ensino Médio, no colégio Estadual Rubem Nogueira. A análise dos dados foi realizada através de trabalhos e dois questionários: o primeiro, foi respondido antes das ações educativas, propostas no projeto, e o segundo, após o término das atividades. Neste último questionário foram aplicadas as mesmas questões que no primeiro. O questionário, para análise neste trabalho, foi dividido em três partes: as duas primeiras questões são sobre a opinião pessoal, as questões que seguem são as que definem o aprendizado do conteúdo e a última parte se refere ao comportamento do aluno e da sua família em relação ao consumo de energia elétrica. As atividades realizadas na turma foram planejadas para que gradualmente os alunos pudessem usar os conhecimentos adquiridos a fim de solucionar as novas tarefas e ampliar o conhecimento sobre energia.
O projeto teve suas atividades desenvolvidas na seguinte ordem:
I. Pesquisa - A turma foi dividida através de sorteio, para que não houvesse conflito nem a exclusão de alunos, em grupos. Posteriormente foi feito mais um sorteio sobre o assunto que cada grupo deveria pesquisar. Cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre um tipo de energia: solar, eólica, hidrelétrica, termelétrica, geotérmica, nuclear e biomassa. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
II. Cartazes - Cada grupo confeccionou um cartaz que deveria abordar, sobre o seu assunto: histórico, forma de produção, vantagens e desvantagens, uso no Brasil e no mundo. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
III. Apresentações - Usando o cartaz como único material de apoio, cada grupo apresentou para o restante da turma sua pesquisa. Após a apresentação de cada grupo foi feito um momento de perguntas ou de comentários dos colegas e da professora que corrigia, acrescentava e destacava pontos importantes. (Tempo empregado na atividade: 4 períodos de 50 minutos cada)
IV. Vídeo - Os grupos tiveram que procurar na internet algum vídeo explicativo sobre o seu assunto com no mínimo 5 minutos (para que não fosse um vídeo muito superficial) e entregar em CD ou pen drive à professora. Em uma aula marcada, após a professora conferir os vídeos, a turma assistiu todos, revisou alguns itens que já sabia, fixou melhor alguns conceitos e descobriu coisas novas. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
V. Conta de luz - Todos os integrantes de cada grupo trouxeram conta de luz de sua casa. Cada grupo retirou diversos dados, entre eles o mês de maior e menor consumo, valor pago e taxas. Cada grupo preencheu uma tabela entregue pela professora, leu e realizou exercícios sobre consumo energético. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
VI. Debate - Foi explicado para a turma que o debate serviria para que cada grupo pudesse comprovar para os demais que o seu tipo de energia era mais vantajoso que os outros. Para a organização do debate, primeiro cada grupo elaborou perguntas sobre as formas de energia apresentadas pela turma e entregou para a professora. Depois das perguntas prontas, a turma formou um grande círculo e iniciou-se o debate: a professora foi a mediadora pois fazia o sorteio da pergunta. O grupo a que se referia a questão, deveria respondê-la em 3 minutos (tempo estipulado para dar uma dinâmica maior ao debate e para que todos tivessem como ser sorteados e participar). Após a resposta, se algum grupo (máximo de 2 grupos, também pelo motivo de controle do tempo) tinha argumentos que poderiam ser contrários aos expostos, poderia pedir a vez de falar e defender suas ideias. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
VII. Mapa - Cada grupo pesquisou sobre como a energia chega até o nosso município, onde é produzida e o caminho das redes de transmissão até nossas casas e fez um mapa, indicando com palitos unidos por fios (como se fossem as torres de transmissão) as diversas origens e os diferentes percursos que ela pode fazer através do sistema integrado. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)
VIII. Maquete - A tarefa do grupo foi representar em uma maquete, usando materiais diversos, uma usina de produção de energia elétrica que usasse como fonte geradora o assunto pesquisado pelo grupo. Ao final as maquetes foram apresentadas para a turma e posteriormente ficaram expostas na feira de ciências da escola. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada e o dia inteiro da feira de ciências)
IX.  Experimento - Cada grupo precisou pesquisar e montar um experimento sobre eletricidade e campo eletromagnético. Ao final da atividade cada grupo precisava explicar para professora seu experimento. (Tempo empregado na atividade: 2 períodos de 50 minutos cada)

4. ANALISE DO RESULTADOS

A educação ambiental é fundamental à promoção de valores e para o aumento da capacidade das pessoas de enfrentar as questões ambientais e de desenvolvimento. Para a dispersão de hábitos ambientalmente corretos é preciso uma maior e melhor formação de gestores e professores com uma maior responsabilidade ética.
Esse tema foi escolhido porque, além de ser um tópico atual, é também um problema mundial. A destruição do meio ambiente com o argumento de necessidade de crescimento econômico é um problema que poderia ser diminuído com políticas de controle de gastos energéticos, produção de equipamentos mais eficientes e hábitos sustentáveis. Este tema é pouco trabalhado em sala de aula se comparado com a gravidade que representa para o meio ambiente e para a manutenção da vida. Devido a essa contradição, objetivou-se entrevistar os alunos para saber as concepções que já têm sobre o assunto para, a partir delas, construir novos conhecimentos e transformar as atitudes erradas por hábitos novos, além de propagar o conhecimento adquirido para as famílias e para a comunidade escolar. A análise dos dados foi realizada através de questionários distribuídos aos alunos, antes das ações educativas citadas neste trabalho e após o trabalho de conscientização dos problemas do consumo de energia elétrica.
A Educação Ambiental na escola deve objetivar que seus conteúdos sejam baseados em promover a sensibilização do aluno, que visem à compreensão dos elementos e dos mecanismos que regem o sistema natural, que percebam as qualidades éticas necessárias e que possibilitem o desempenho atuante destes cidadãos na preparação e manejo de processos de desenvolvimento para que sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente.

5. CONCLUSÃO

Trata-se de um processo pedagógico participativo para contribuir com o desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação ambiental e o uso de energia, estendendo o aluno à capacidade de captar soluções para preservar o meio ambiente.
Na proposta pedagógica, o professor não ensina o que é educação ambiental e não a descreve, mas relaciona-se com ela e compartilha com os alunos. O trabalho visa fazer alunos e professores perceberem o que estão sentindo, pois o sentimento influência a maneira de compreender e pensar, no qual, espera-se que o aluno tome parte, espontaneamente das atividades e utilize procedimentos adequados que expresse na prática a valorização do meio ambiente.
Ao explorar a educação ambiental e a energia, os alunos foram avaliados através das atividades pedagógicas já anunciadas, seguindo os princípios gerais: sensibilização, compreensão, responsabilidade, competência e cidadania, visto que, a educação ambiental busca valores que conduz a vivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais como a energia.   

6. REFERÊNCIAS

Buffa, E. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 2ª ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação e a escola. Mundo Jovem, Porto Alegre, Pág: 14, Ano: XXXIX, N°198, Abril 1999.
Pereira, Tânia Elizette Barata. Filho, Michel Sauma. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUBSÍDIOS PARA SENSIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A QUESTÃO ENERGÉTICA. Disponível em: < http://www.planetarios.org.br/artigos/artigo02.pdf. Acesso: 18/12/2014.
PINHEIRO & KOHLRAUSCH, v(4), n°4, p. 387 - 397, 2011. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Disponível em:<http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/3890/2260. Acesso: 18/12/2014.
ROSSATO, J. Representações de Estudantes sobre questões ambientais 2007. 65 f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

 

IDENTIFICAÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL RUBEM NOGUEIRA

DIREC: 12

ORIENTADOR DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA NUNES CARVALHO PINHO

FORMADORA: RITA MENEZES

TURMAS QUE FORAM REALIZADAS O PROJETO: 1º, 2º E 3º ANO

Comunidades: