EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COLÉGIO PADRE NICOLAU BALTASAR- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO-CASTRO - PARANÁ
Curso: Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio
Equipe: - Andréa Aparecida  Magnani
              - Dirce de Biassio
              - Janete Binhara Musial
             - Joel Acelino Freski
             - Josemary Rodrigues
             - Jose Vanderlei Lopes da Silva
             - Sidney Joel de Souza
             - Teresinha de Biassio Fidelix
Resumo
O presente projeto realizado nas turmas do Ensino Médio Noturno de um Colégio de Castro PR., NRE de Ponta Grossa, teve como finalidade dar cumprimento a uma ação proposta no Caderno III do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Etapa II. A temática abordada foi Educação Ambiental, com ênfase na Reciclagem do Lixo. Justifica-se a escolha desta temática pela localização onde a instituição escolar está inserida e a consequente necessidade de despertar nos estudantes uma consciência ecológica aliada a atitudes responsáveis e comprometidas com a preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental, consciência, estudantes, atitudes, preservação.

Abstract
This project carried out in classes Middle School Night a Castro PR College., NRE Ponta Grossa, aimed to comply with an action proposal in Notebook III of the National Pact for high school Strengthening, Phase II. The theme was addressed environmental education, with an emphasis on Lizo recycling. Justifies the choice of this theme by the location where the educational institution is inserted and the consequent need to foster in students an ecological awareness coupled with responsible attitudes and committed to the preservation of the environment.

Keywords: Environmental education, awareness, students, attitudes, preservation.
1. INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental está inserida no currículo do Ensino Médio como conteúdo obrigatório. Por isso, numa tentativa de explorar este conteúdo tão importante para a continuação da vida no Planeta e formar nos estudantes uma consciência crítica e comprometida com o meio ambiente, é que desenvolve-se, numa perspectiva interdisciplinar, o Projeto intitulado Reciclagem do Lixo, envolvendo os alunos das três séries do noturno, que cursam o Ensino Médio nessa instituição escolar.
Como o Colégio está inserido em um bairro de periferia da cidade de Castro boa parte dos moradores desse bairro pertence à classe baixa ou média baixa.
Os educandos, de uma maneira geral, pertencem a famílias em que os pais são trabalhadores braçais, operários, entre outros.
Observa-se que nem todos têm acesso a saneamento básico e encontram-se expostos a inúmeros problemas decorrentes dessas condições. Ainda nota-se que muitos moradores não têm o hábito de separar o lixo reciclável e não reciclável.
Percebendo essa realidade, verificamos a necessidade de desenvolver este projeto de conscientização e valorização do meio ambiente, voltado para a reciclagem do lixo.
Para induzir a consciência e a Educação Ambiental, supõe-se considerar o educando enquanto portador de direitos e deveres, sendo o meio ambiente tratado como bem público, assim, o acesso a um ambiente saudável é uma questão de direito à cidadania, conforme a finalidade deste projeto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antigamente a intervenção da humanidade na natureza era apenas para o seu próprio sustento. Nós sabemos que o que vem se formando é uma sociedade consumista e em busca de crescimento tecnológico e industrial. Ao  criar diversos tipos de mecanismos possíveis para sobreviver a humanidade terrestre ao longo dos tempos evoluiu e chega a era da globalização. Um surto de técnicas e sofisticadas engenharias eletrônicas levam os indivíduos humanos a maquinar as possibilidades de controle do mundo, causando uma verdadeira avalanche histórica nos seus aspectos socioeconômicos, culturais, políticos e familiares. Todos esses sistemas desenvolvidos pelos grupos humanos ao longo de suas gerações estão agora se desarticulando por conta deste desequilíbrio no ciclo evolutivo. 
A busca de um desenvolvimento sustentável, que tenha como objetivo central a qualidade de vida, sem, no entanto, deixar de utilizar tecnologias modernas é um desafio para os países em desenvolvimento como o Brasil, que precisa produzir para aumentar e garantir o crescimento econômico, reduzir a pobreza e manter seu ambiente da melhor forma possível. (BERRY, 1991, p. 1).
Hoje, quando se fala em meio ambiente, a tendência é pensar nos inúmeros problemas do mundo atual, com relação à questão ambiental. Lixo, poluição, desmatamento, espécies em extinção e testes nucleares são dentre outros exemplos de situações lembradas.
Mesmo que o homem tenha uma maior consciência sobre sua intervenção no mundo natural, o que podemos até considerar um avanço mediante as grandes degradações que já ocorreram até agora, ainda não é o suficiente, pois muitas ações deveriam ser colocadas em prática para a preservação do meio ambiente.
Muitos novos empresários começam seus negócios já com uma consciência ambiental, tentando utilizar o mínimo de recursos naturais e aproveitar os já utilizados, mas mesmo com toda essa consciência, que já é uma conquista para saber o que realmente é preciso consumir, a tendência é aumentar a produção, gerando mais resíduos e utilizando mais recursos. Portanto, deve-se primeiro analisar e ter consciência se aquele produto é necessário para a sobrevivência dos seres humanos, sabendo que os recursos naturais são necessários para a sobrevivência.
A questão positiva é uma maior conscientização e valorização do meio ambiente, mas a humanidade ainda está longe de aprender a consumir e interagir com seu meio, de entender que é um ser participante do ciclo natural, e não dominante.
Isso mostra que a sociedade vem ignorando, até mesmo menosprezando, as relações ecológicas diárias entre ela e a natureza, dando margem ao surgimento de uma catástrofe ambiental que poderá explodir num futuro não muito distante. Pode-se concluir que, para manter a qualidade de vida e, até mesmo, a vida sobre a terra, as sociedades humanas devem mudar radicalmente suas posturas e ações em relação ao meio ambiente.
No sentido de esclarecer o indivíduo quanto a sua importância existencial e a sua contribuição na construção do meio que vive, atitudes de preservação do ambiente, por exemplo, precisam ser desenvolvidas de forma educativa e prática levando-o a perceber sua importante contribuição enquanto ser integrante, dependente e agente transformador do ambiente. Uma das ações de preservação para amenizar os impactos gerados pelo lixo é o processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riqueza. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades.
É, portanto, de grande importância que o ser humano contribua ativamente para a melhoria do meio ambiente em que vive com mais educação não jogando lixo nas ruas, procurando sempre fazer o bem.
Nesse sentido, tendo criatividade de forma parceira uns com os outros para que possam ter um mundo melhor, a escola é o foco principal para o desenvolvimento dos nossos alunos para que eles possam ter desempenho, respeito e responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente em que vivemos, procurando desenvolver com interação, pois cada vez mais a questão ambiental vem sendo considerada importante para a sociedade.

3. OBJETIVOS:
Os objetivos propostos neste Projeto foram:

3.1. OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os educandos sobre os problemas do lixo, bem como sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer a importância da redução do lixo;
- Identificar a reciclagem como fonte de renda e de matéria prima para outros materiais;
- Analisar criticamente a sociedade de consumo;
- Possibilitar oportunidades de mudanças de atitudes em relação ao lixo, que venham minimizar a geração de resíduos tanto na escola, como na sociedade.
- Selecionar de maneira adequada os resíduos gerados;
- Promover ações educativas que visem mudanças de mentalidade para transformação de consciência ambiental e redução do desperdício.
Por meio destes objetivos buscou-se incutir nos educandos práticas simples de evitar o desperdício e contribuir com a preservação ambiental, pois de acordo com OLIVEIRA (1997) “a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza”.

4. METODOLOGIA
O presente Projeto foi realizado num Colégio da rede estadual de Castro, Núcleo Regional de Ponta Grossa, no mês de agosto do corrente ano, envolvendo os alunos do ensino médio, sob a coordenação dos professores da área de ciências da natureza.
O tema desencadeador, preservação ambiental, com ênfase na reciclagem do lixo, foi tratado numa perspectiva interdisciplinar, envolvendo as disciplinas integrantes do currículo do ensino médio desta instituição escolar.
A abordagem ocorreu a partir da problemática “O que fazer diante da quantidade de lixo disseminado no entorno da escola e nas ruas da comunidade?”.
Num primeiro momento foram apresentados aos alunos, textos, vídeos, cartazes, jornais e revistas com reportagens sobre a necessidade da preservação ambiental. Estas atividades de sensibilização, nas diferentes disciplinas, tiveram o intuito de motivar os estudantes em relação à temática desenvolvida e simultaneamente despertar neles uma consciência ecológica, tão necessária para que adquiram o hábito da coleta seletiva do lixo produzido.
A partir desta etapa, os professores, em suas respectivas disciplinas, abordaram o tema através de estratégias relacionadas aos conteúdos programáticos e num viés interdisciplinar.
Todos os professores envolvidos oportunizaram momentos de discussão sobre o tema e oportunizaram aos educandos momentos de relatos pessoais sobre suas experiências vivenciadas fora dos muros escolares, porque entendem que, como Silva (2007, p. 11), Educação Ambiental não se faz só na escola e:

É preciso que a escola evidencie em seu projeto educativo que o que a criança vivencia fora da sala de aula também educa. As relações interpessoais nas famílias e nas comunidades, a forma de lidar com os adultos tratam as crianças, a forma de lidar com a limpeza ou o lixo, entre outros, representam situações de ensino e aprendizagem.

Evidencia-se que muitos destes alunos já são adultos e pais de família; portanto estão no momento certo de repassarem práticas de Educação Ambiental para seus filhos, estimulando-os a aderirem à reciclagem do lixo.
Atividades como pesquisas, trabalhos em grupo, confecção de cartazes e painéis, produção de textos, paródias e aulas em contato com a natureza, foram estratégias utilizadas pelos professores para explorarem os conteúdos relacionados à temática Educação Ambiental, sempre num viés interdisciplinar e com a (orientação) coordenação dos professores das Ciências da Natureza.

5. CONCLUSÃO
O Projeto realizado nesta instituição escolar de Castro contribuiu para ampliar o conhecimento de todos a respeito da temática Educação Ambiental.
Por meio dele, chegou-se à conclusão de que “a reciclagem só é possível a partir do despertar da consciência ecológica das pessoas e através da coleta seletiva do lixo”.
Como resultado deste Projeto foi dado início à coleta seletiva de lixo na escola e a posterior divulgação dos conhecimentos sobre a temática em suas famílias, numa tentativa de preservar a natureza e a vida e despertar uma consciência ecológica em todos, cuidando melhor do meio ambiente e cumprindo os deveres em relação ao Planeta.

6. REFERÊNCIAS

BERRY, Thomas. O sonho da terra. Petrópolis: Vozes, 1991.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisas sociais. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1995.

OLIVEIRA, G. P. de. Educação Ambiental voltada para a formação profissional na área ambiental e floresta. Piracicaba, ESALQ, 1997. (Dissertação para obtenção de título de Mestre na área de Ciências Florestais).

SILVA, D. T. S. Educação Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos na Escola. Cachoeirinha-RS: FASB, 2207.

Comunidades: