PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.ETAPA 1
PROFESSOR :ALBERTO CHOINSKI KLOSTER
ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO
MUNICIPIO: CURITIBA
“Educação Alimentar e Nutricional de forma articulada entre os componentes curriculares”
A educação alimentar e nutricional é necessária no âmbito escola como assunto interdisciplinar, para que a comunidade escolar, alunos, professores, familiares e o próprio lugar onde está instalada a escola, tenham a mesma compreenção sobre este tema. Mas nem tudo é um mar de rosas. Como poderemos ensinar que a alimentação correta é necessária para um bom aprendizado, se temos conhecimento de alunos que nem tem alimento em sua própria casa?
O problema da educação nutricional está no desenvolvimento de abordagens educacional que contemplem os problemas alimentares e nutricionais de cada comunidade educacional, considerando as condições sociais, as características biológicas e culturais, sendo que a escola possui capacidade interventora e informativa necessária na construção e formação da educação alimentar e nutricional de forma conjunta entre os componentes curriculares.
Assim temos a escola como ponto de referencia para integrar a promoção de uma alimentação saudável, o que sugere que a escola tem como função única de promover aos alunos uma orientação de educação alimentar, que engloba a sua formação humana. Isso porque, indispensável se faz a análise da realidade da educação alimentar apresentada nas escolas, bem como o estímulo e incentivo à aprendizagem dos hábitos alimentares saudáveis, o que é possibilitado através do trabalho interdisciplinar, com palestras, vídeos e folhetos educativos.
A educação alimentar e nutricional na escola tem como escopo proporcionar o desenvolvimento físico e psíquico dos alunos e, para tanto necessita ser uma alimentação saudável e balanceada, que estimule o consumo de alimentos ricos em nutrientes, tais como legumes, frutas e verduras, observando-se sempre o padrão de qualidade, bem como a conscientização dos alunos a respeito da quantidade a ser consumida e o valor calórico dos alimentos.
Como educadores sabemos da relevância da educação alimentar e nutricional para o bom desenvolvimento e crescimento do jovem com saúde e para que o mesmo tenha disposição e energia para o aprendisado.