E nasce o PACTO no Colégio Estadual Povoado São Miguel - PR

Foi com muita "ânsia" que iniciamos o nosso encontro.

As inúmeras dúvidas que surgiam logo foram sendo amenizadas pelas trocas de informações. Alguns com um pouco de receio em opinar e argumentar, mas com o decorrer do tempo tudo foi encontrando um lugar de estar. Acredito, em alguns momentos, que ao relatar dados levantados pelo IBGE foram causados “espantos”, porém acabamos nos “situando” dentro desta realidade em que muitas vezes fechamos os olhos para não enxergar.

As argumentações sobre a primeira ‘Ação e reflexão’ do Caderno I, foram surgindo com uma certa naturalidade e rapidez.

* Incompatibilidade de carga horária e de conteúdos curriculares que por vezes acabam sobrecarregando os alunos e professores e interferindo na aprendizagem e no rendimento escolar.

* Conteúdos sendo aplicados por meio de repetição, tornando cada vez mais desestimulante ao aluno comparecer as aulas.

* Metodologias defasadas.

* A falta de uso correto das novas tecnologias dentro e fora das salas de aula por parte dos professores e também alunos.

* Grande número de alunos sem participação social ativa.

* Desatualização da Instituição.

* Falta de credibilidade institucional perante a sociedade.

* A desvalorização profissional econômica.

Como resposta para os pontos levantados como diagnostico atual do Nosso Ensino Médio historicamente, encontramos dois fatores principais:

I. Os jovens vem evoluindo com uma rapidez incompatível com o andamento das escolas, que por muitas vezes ficam estagnadas e atreladas a legislações ultrapassadas.

II. Historicamente, o poder governamental “quer” esses jovens com mentalidade crítica, porém com grande poder de limitação.

Enfim, ficou a pergunta: Até que ponto realmente estamos desempenhando o nosso real papel de ESCOLA?

O nosso grupo esta muito disposto e estimulado a participar das discussões. Fico feliz em estar participando desse momento junto com vocês.

João Paulo Candido Henrique

Karla Emmanuelle Yenrich Viana Rabello

Maisa Rodrigues Ferreira

Marcia amoedo Francisco

Solange Pereira Souza

Valdenice Inácio Modesto

Obrigada a todos pela companhia!

Fernanda Ferreira Lima Corbani

(Orientadora)