Drogas, um caminho sem volta

Drogas, um caminho sem volta.

Thallyta Suelen Costa Guimarães Gomes Barros
thallyta_barros@hotmail.com
Lisangela Anuska da Silva Araújo
lisanuska@hotmail.com

INTRODUÇÃO
O termo drogas refere-se a toda substância que faz interferência no funcionamento normal do organismo, Para a OMS: “Droga é toda substância que, introduzida no organismo, provoca alterações no seu funcionamento, modificando uma ou mais de suas funções”, por tanto, existem diversos tipos de drogas, desde aquelas de uso farmacêutico, as quais são produzidas com fim exclusivo de tratamentos médicos e seu uso é controlado pelos órgãos competentes até as drogas lícitas e ilícitas de uso recreativos.
De acordo com Carlini et al (2001) As drogas são classificadas de acordo com a atuação no organismo em:
• Psicoativas são aquelas que têm afinidade com as células do Tecido Nervoso, os neurônios, sua atuação é preferencialmente no Sistema Nervoso Central, estimulando-o ou deprimindo-o, provocando alterações no comportamento do indivíduo que faz uso desse tipo de substâncias.
• Psicotrópicos também atuam no Sistema Nervoso Central provocando alterações no comportamento, estas drogas possuem um grande potencial de interferência e por isso, fazem parte deste grupo as drogas que causam dependência.
As drogas de uso recreativo podem ser classificadas ainda em dois grupos as lícitas e as ilícitas segundo Ferraz (2010) as drogas lícitas são aquelas produzidas e comercializadas legalmente, é o caso do das bebidas alcoólicas e do tabaco, porém, não devem ser vendidos a menores de 18 anos, as drogas ilícitas são aquelas produzidas e comercializadas ilegalmente, dentre elas destacamos as principais como a maconha, a cocaína e seus derivados (crack, merla, oxi etc.), o extasyi, o LSD entre outras.  
O uso de drogas causa diversos danos à saúde física, psíquica e até social do indivíduo, do ponto de vista físico tais danos vão desde alterações orgânicas à morte por orvedose, quanto aos danos psíquicos estes são estabelecidos pela sensação de depressão, descontrole emocional e principalmente pela dependência química, os danos sociais são decorrentes principalmente do descontrole emocional do usuário que torna-se agressivo e perde o afeto pelas pessoas, assim como a dependência leva-o a cometer delitos e afasta-o da convivência social e familiar.
O problema referente ao uso abusivo de drogas transpassa do aspecto de saúde pública, atingindo questões como segurança pública e assistência familiar, levando esta preocupação a todos os setores da sociedade. Sendo a escola parte integrante desta sociedade e fundamento para o desenvolvimento das relações socioafetivas, é inegável seu papel neste contexto, uma vez que, este ambiente abriga uma diversidade enorme de jovens com seus problemas de cunho pessoal e social, por esta razão a escola coloca-se como instrumento para discussão e prevenção acerca do uso de drogas desempenhando seu papel de educar  para além de conteúdos, mas para o estabelecimento de atitudes coerentes diante de situações diversas.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Promover a conscientização entre os jovens a respeito do perigo inerente à utilização de drogas, relacionando estes conhecimentos com conceitos aprendidos nas aulas de Biologia, Química e Física. Levando-os a reflexão sobre as diversas perdas decorrentes dessa prática. a partir da reflexão de que este é um caminho penoso e que os prejuízos provocados são muitas vezes irreparáveis na vida pessoa social e familiar.

Objetivos Específicos:

• Relacionar os conceitos aprendidos nas disciplinas de Biologia (Sistema Nervoso); Química (Química Orgânica) e Física (a interferência das drogas na propagação de impulsos elétricos no cérebro) com a problemática das drogas em nossa sociedade;
• Refletir acerca dos efeitos biofísicos e psicossoias relacionados ao uso de drogas;
• Envolver o corpo discente e docente, assim como demais funcionários na discussão a respeito dessa temática;
• Estabelecer relação entre os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com relação à temática: drogas.

PÚBLICO ALVO
Discentes do 1º ao 3º Ensino Médio e do 1º ao 4º ano do Normal Médio da escola de ambos horários.
METODOLOGIA
As atividades propostas neste projeto objetivaram envolver toda escola e foram desenvolvidas nas seguintes etapas:

• Abordagem do conteúdo: Drogas, em sala de aula nas disciplinas de química, Biologia e física através dos eixos já citados, nas turmas de 3º ano;
•  Elaboração e exposição por estas turmas em conjunto com os professores das seguintes atividades para apresentação aos demais alunos:
 Exposição oral com apresentação de imagens a respeito do funcionamento principais tipos de drogas no organismo;
 Construção e apresentação de estruturas moleculares dos compostos orgânicos presentes nos principais tipos de drogas;
 Construção e apresentação de modelos de interferência das drogas na propagação de impulsos elétricos no cérebro e sua consequências.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir deste trabalho foi possível levar os discentes as novas reflexões acerca do uso de drogas lícitas e ilícitas, a partir de uma compreensão de seus compenetres químicos, bem como do funcionamento biofísico das drogas no organismo, desta forma foi possível não apenas esclarecer a importância de não fazer uso de tais substancias, mas proporcionar ao aluno meios para construção do conhecimento de o porquê não fazer tal uso. Nesta perspectiva compreende-se que a partir da interdisciplinaridade e da contextualização os alunos construíram os conceitos relativos as disciplinas já citadas e mais que isso puderam aplica-los à compreensão de uma situação em seu cotidiano.

REFERÊNCIAS
FERRAZ, Vanessa.  A droga vai à escola? Disponível em: http://www.cpihts.com/PDF%2006/Vanessa%20Ferraz.pdf. Acessado em 27/072013.
CARLINE, Elisaudo Araújo; NAPPO, Solange Aparecida;  GALDURÓZ,  José Carlos Fernandez; NOTO, Ana Regina. Drogas psicotrópicas, o que são e como agem? http://www.imesc.sp.gov.br/pdf/artigo%201%20%20DROGAS%20PSICOTR%C3%93PIC.... Revista IMESC, nº 3, 2001 p. 9 – 35. Disponível em: acessado em 27/07/2013.

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