A diversidade e os desafios da escola

É muito desafiador trabalhar atualmente com a diversidade e a pluralidade. O aluno tem acesso fácil as informações o tempo todo, porém não sabem selecionar o conteúdo que lhes é exposto e muitas vezes repetem o que viram ou ouviram sem pensar/ refletir sobre o assunto ou verem os “dois lados” de uma mesma situação o que pode levar aos pré-conceitos; podem até ser liberais com questões relacionadas a seu modo de vida, porém julgam o modo de vida de outras pessoas.
Para a escola, trazer essas diferenças para a sala de aula é muito importante já que as relações sociais começam para as “crianças” no ambiente escolar. Cabe ao professor vencer o desafio que é explicar aos alunos a articulação entre diversidade e justiça. Pode-se fazer isto através de diferentes maneiras como análises de casos (o próprio vídeo exemplifica isto quando Arroyo cita o caso de injustiça da demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul), fazendo resgate histórico (o voto das mulheres, dificuldade de acesso a cidadania do ex-escravo e como isto reflete na sociedade atual visto a situação dos jovens negros na periferia) ou então de diferentes formas como charges. Como sugestão podemos usar charges para se trabalhar em sala, observe:

Alguns dos desafios a ser enfrentado serão a abertura para estes temas em todas as disciplinas e a maneira como os pais abordam esses assuntos em casa. Sabemos que muitos pais vêm de uma cultura preconceituosa por terem tido uma educação rígida e tentam direcionar seus filhos assim como foram direcionados a pensar sobre o que é certo e errado (principalmente no que diz respeito à orientação sexual).
Cabe então a formação histórica, política, biológica e social ao currículo escolar mostrando aos alunos os conceitos que deverão nortear suas opiniões e não apenas “achismos” vindos de cópias de redes sociais.
Além das condições estruturais do colégio, alguns problemas referentes ao trato pedagógico precisam ser resolvidos de imediato:
- Aproximação dos pais na vida escolar dos alunos e na comunidade escolar (geralmente porque os filhos já estão no Ensino Médio os pais deixam de se preocupar e não acompanham o aprendizado).
- Participação dos alunos por meio de um Grêmio estudantil mais ativo, que não participe apenas em atividades esportivas.
- Professores mais estimulados para saídas de campo (como acontece muito no período noturno); estas atividades enriquecem o aprendizado e ajudam os alunos a se direcionarem para o mercado de trabalho.
Acredito que as festas (junina, dia cultural, noite da sopa) aproximam os pais da comunidade escolar e devem ser retomadas e incentivadas. Seria interessante colocar isso para o Conselho Escolar e pedir a ajuda APMF e até do Grêmio Estudantil para a organização destes eventos.
Para enriquecer ainda mais o trabalho feito pelos professores poderia ser feito uma roda de sugestões para a troca de experiências.

 

PROBLEMA
(o que precisa ser mudado)

IMPACTOS NEGATIVOS
(do problema)
AÇÕES
(para resolver o problema)

1. Alunos desestimulados Além de não aprenderem conteúdos importantes para sua vida profissional não demonstram prazer pelo aprendizado. Como sugerido na reflexão 2, que haja mais saídas de campo para que os alunos vejam a aplicabilidade do que aprendem em sala de aula.

    2. Aulas pouco dinâmicas 
Aulas enfadonhas e muito expositivas não desenvolvem a criatividade do aluno Precisamos de mais laboratórios para que os alunos pratiquem as aulas teóricas, de projetores que permitam que os professores tragam aulas com vídeos e imagens que chamem a atenção dos alunos. De um laboratório de informática com acesso a internet, enfim temos poucos recursos na escola.

3. Falta de atividades extraclasse Atividades feitas apenas em sala de aula não contribui para a efetiva inserção do aluno na comunidade. Palestras, cinemas, visitas guiadas em museus entre outros ajudam o aluno a aplicar seus conhecimentos.
4. A visão dos pais em relação à escola Uma parcela dos pais não apresenta atitudes para auxiliar na solução dos problemas relacionados a aprendizagem do filho, existem momentos em que transferem a educação para a escola, desviando o objetivo da mesma que é a formação do aluno fazendo uso de seus conhecimentos apreendidos no ambiente escolar. Maior participação dos pais na escola, visando a interação com o funcionamento da mesma.

5. Falta de interação com os órgãos co-responsáveis. Os órgãos co-responsáveis no processo educacional na maioria das vezes falham no auxílio do processo educacional, não participam ativamente, dando aberturas para que as falhas se tornem maiores no decorrer do processo Organizar seminários, palestras, rodas de conversa entre os órgãos competentes envolvidos no processo de ensino para melhorar a resolução das situações problemas no ambiente escolar.

Conselho de Classe
1. Geralmente os problemas levantados no conselho de classe são a falta de hábito de estudo dos alunos, a não participação nas aulas, a falta de entrega de trabalhos e o descaso com algumas disciplinas (artes, educação física).
2. Os encaminhamentos vão desde uma conversa entre aluno e coordenação pedagógica ao contato com os familiares.
3. Queixa talvez se refira a muitas reclamações sobre determinado assunto, mas que não ocorre de maneira solidificada. Já o problema é algo que está impregnado, assumido e precisa de um “reparo” para mudar.
4. Os alunos sentem muita dificuldade em pré-requisitos já que cada professor trabalha de maneira diferente; além disso, não se percebe o ato de prática diária de estuda o que dificulta ainda mais a assimilação de conteúdos e consequentemente o desenvolvimento da aprendizagem.
5. É sugerido o resgate do aluno ou da turma em questão para que a postura seja corrigida e que deixem de existir hábitos não produtivos.
6. A participação de professores, coordenação disciplinar, coordenação pedagógica e direção no resgate de um bom trabalho.
7. Ante do conselho de classe os professores preenchem algo conhecido como “pré-conselho” onde são listados os principais motivos da “nota baixa” dos alunos e depois discutem novamente tudo que foi preenchido, ou seja, o trabalho é feito duas vezes. Acredito que se já está escrito podemos usar o conselho de classe para criar alternativas de trabalho diferentes para cada turma já que é praticamente um dos únicos momentos em que professores de todas as disciplinas de uma mesma turma podem se ouvir. Poderíamos trocar atividades que deram certo, relatar experiências e dificuldades com os conteúdos ministrados, entre outros, com certeza seria um momento bem mais produtivo.

Comunidades: