DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

Os desafios propostos nas diretrizes são de caráter reflexivo, pois a sociedade, o jovem e o professor se modificaram e portanto a forma de ensino necessita ser repensada, é preciso ter consciência que o Ensino Médio esta sendo universalizado. Muitos são os avanços referentes a oferta do ensino, porém percebe-se um índice alto de abandono.
Os pontos polêmicos e relevantes das Diretrizes colocam questões referentes a uma mudança profunda nas propostas pedagógicas das escolas, que passam a ser realmente construídas, repensadas coletivamente e devem contemplar a realidade da escola.
O conceito de juventude é ampliado e discutido na sociedade contemporânea. Como o mundo do trabalho emprega estes jovens que labutam para auxiliar as suas famílias? O jovem de hoje possui novas expectativas em relação às possibilidades de inserção no mundo do trabalho e em relação ao papel da escola nos seus projetos de vida.O que a escola tem oferecido para estes jovens?

A postura do professor também é pontuada e o mesmo que deve ser um mediador, trabalhando de forma contextualizada, priorizando a formação integral do jovem, possibilitando que o mesmo faça reflexões e torne-se pesquisador do próprio conhecimento aprendido. Acredito que o maior desafio está no trabalho do professor é preciso que os jovens se interessem, se encantem e tenham sede de aprender.

“dentre os grandes desafios do Ensino Médio, está o de organizar formas de enfrentar a diferença de qualidade reinante nos diversos sistemas educacionais, garantindo uma escola de qualidade para todos. Além disso, também é desafio indicar alternativas de organização curricular que, com flexibilidade, deem conta do atendimento das diversidades dos sujeitos.” (Diretrizes- pag 26)