Instituição: Colégio Estadual Jayme Canet
Orientadora de estudos: Themis de Araújo Gutierrez
Participantes: Carlos Eduardo Ritter
Elizangela do Rosario
Inês Freder
Jaqueline Fernandes dos Santos
Liziane Vernize do Prado
Luciane Aparecida Marco
Marcelo Macedo de Oliveira
Marli Hadas da Cunha
Raquel Vieira Lemos Pinto
Rita de Cássia Calixto
Sérgio Rogério Teixeira
Vera Lucia Carlon de Carvalho
Vera Márcia Mortean
Viviane Buba.
Para realizar a segunda atividade do Caderno 1, cujo intuito era conhecer aspectos importantes do perfil socioeconômico e cultural dos sujeitos matriculados no Ensino Médio da nossa escola, o grupo de professores elaborou questões relacionadas a esses fatores e as aplicou aleatoriamente entre os alunos das três séries do Ensino Médio.
A partir da análise dos dados coletados, o grupo pôde constatar que a renda familiar da grande maioria de nossos alunos se enquadra na faixa de 5 a 10 salários mínimos. Esses alunos residem em casa própria, nas proximidades da escola e residem com a família, a qual é constituída por 3 a 5 pessoas: pai, mãe e irmãos.
Constatou-se, também, que a finalidade principal dos alunos que trabalham é a independência financeira. Esses alunos cumprem uma carga horária de 21 à 30 horas semanais e demonstram estar conscientes de que o trabalho interfere no rendimento escolar e prejudica os estudos, no entanto, auxilia no crescimento pessoal.
Em relação à escolaridade dos pais desses alunos, verificou-se, com base na amostragem representativa, que, em sua maioria, os pais possuem ensino médio completo e trabalham na indústria e no comércio. Já as mães, na maior parte dos casos, têm apenas o ensino fundamental completo e se dedicam aos filhos e aos cuidados com a casa.
Grande parte dos alunos que responderam às questões tem acesso à tecnologia e se considera preparado para o mercado de trabalho. Quase todos se inscreveram para o ENEM, neste ano, com o objetivo de conseguir pontos para o vestibular e/ou ter acesso às bolsas do Governo a fim de ingressar numa faculdade ou em cursos técnicos.
No que se refere ao acesso às atividades culturais, ficou evidente que nossos alunos recebem essa formação intelectual apenas por meio de atividades extraclasse desenvolvidas pela instituição escolar: palestras, visitas a museus, a teatros, a feiras culturais, passeios pedagógicos. Esse fator não é valorizado no ambiente familiar e nas demais relações sociais do corpo discente.