DESAFIOS QUE PERMANECEM PARA O ENSINO MÉDIO NA REALIDADE BRASILEIRA E POSSIBILIDADES DE EXPLICAÇÃO PARA ELES

Professores

Angela Maria Bandeira Leal, Delza Marina Pereira do Vale, Denize Graziele de Lima, Edson Natal Parise, Leda Faustina, Patrick Landal Athayde

Uma das principais questões discutidas sobre os desafios enfrentados por professores e alunos do ensino médio diz respeito ao ensino não direcionado à realidade vivida pelo educando. Ou seja, apesar de existir o ensino médio profissionalizante, muitos alunos matriculados no ensino médio normal questionam o motivo que os leva a ter que aprender determinados assuntos. Para esses educandos, o que eles aprendem na teoria não se aplica na prática que desenvolvem fora da escola. Uma possível explicação para esse apontamento seria o fato de que a política educacional adotada no Brasil, de modo geral, estaria subordinada a modelos externos, advindos do processo de globalização. A partir de padrões que privilegiam quantidade em detrimento de qualidade, a educação brasileira passa a atender interesses políticos vinculados a avaliações externas que descaracterizam as funções essenciais dentro da escola. Assim, atender a índices impostos como parâmetros avaliativos supera a prioridade de formar cidadãos críticos, conhecedores e transformadores da realidade.