Desafios que Permanecem para o Ensino Médio na realidade brasileira - Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão - Neide Iara

Acredito que, um dos desafios, ainda seja a grade curricular muito extensa para que possamos realizar nosso trabalho de maneira a buscar uma proposta de formação humana integral, que atenda aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais integrados.

Outro aspecto é a falta de autonomia para a escola solucionar os seus problemas, seria necessário haver possibilidades de iniciativas governamentais que tornem isto uma realidade.

O grande número de evasão e repetência escolar também é um quadro permanente, dependente de soluções governamentais e vontade política de solucionar os fatores de exclusão escolar, tais como: necessidade de ajudar a família na renda familiar, falta de dinheiro para chegar a escola, etc.

A necessidade de preparatório para os exame de vestibular e Enem, uma vez que são obrigatórios para que ocorra continuidade de estudos no ensino superior, lembrando que isto é o anseio de grande parte de  jovens e suas famílias, bem como, necessário para engrenar no mundo do trabalho, com mão-de-obra melhor qualificada no sentido de salários melhores. Desta forma, não há tempo hábil para a formação de um cidadão em todos os sentidos.