Desafios para o Fortalecimento do Ensino Médio - Etapa I - Caderno I Atividade Individual (pg.26)

Sou a professora Cátia Regina, formada em Filosofia e lecionando para a EJA há 7 anos. Conforme atividade proposta no caderno 1, Ação e Reflexão (pg. 26) no que diz respeito à identificação de desafios para o Ensino Médio na realidade brasileira, não vejo apenas uma questão a ser sanada mas, uma série de questões a serem discutidas e rediscutidas em cada realidade: campo, Indígenas, grandes centros urbanos, EJA, entre outras. Posso afirmar que existe um problema na base escolar, bem como na formação dos professores. Questões sócioeconômicas fazem com que os alunos migrem das escolas para o mercado de trabalho porém como principal ponto percebo a falta de políticas públicas dirigidas ao Ensino Médio que garantam o acesso bem como a permanência destes alunos nos bancos escolares.