Desafios para o Ensino Médio - Colégio Manoel Ribas - Curitiba

A realidade brasileira, no que tange o Ensino Médio, não é satisfatória. Basta analisarmos os índices apresentados no caderno 1 para enfatizarmos que esta modalidade de ensino precisa urgente de uma reformulação.
Para cada novo plano, há necessidade de analisarmos quais são os desafios que serão encontrados pela equipe escolar no sentido de proporcionar mudanças significativas neste contexto.
Devemos partir da premissa de que muitos alunos que hoje frequentam o Ensino Médio não estão em idade escolar “adequada” para a série (ano). Isto é um problema que vem em efeito “cascata” desde as séries iniciais e finais do ensino fundamental, visto que a evasão escolar também ocorre nessas fases, além dos processos de reprovação, mais comuns nas séries finais do ensino fundamental. Diante disto, um pacto de fortalecimento para esta modalidade também deve ser planejado e realizado.
Outro grande desafio são os problemas de ordem social. Muitos alunos se veem como agentes participativos na renda familiar, consequentemente acabam abandonando a escola para trabalhar e levar dinheiro para dentro de seus lares. Um processo de conscientização deve ser iniciado nas turmas no sentido de fazê-los entender que quanto mais estudo e conhecimento tiverem, maiores serão as chances de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.
Em relação a evasão das alunas, um grande fator determinante é a gravidez na adolescência, o que provoca uma mudança significativa na concepção de vida dessas meninas, levando-as a abandonar a escola por vergonha, por terem que começar a trabalhar, por se tornarem mães de família, sem ao menos terem planejado esta situação.
Em relação ao currículo do Ensino Médio, algumas reformulações deveriam ser realizadas de forma universal, mas considerando as especificidades e realidades de cada comunidade a qual a escola encontra-se inserida. Metodologias e didáticas devem ser aprimoradas conformes os princípios da Andragogia (Educação de Jovens e Adultos), substituindo alguns modelos seguidos pela pedagogia que tem a criança como objeto de estudo.
Creio que a solução para os problemas de evasão escolar no Ensino Médio é um desafio que deve ser encarado por todos àqueles que estão envolvidos com a Educação. A escola deve rever suas metodologias, mas a família, os governantes também precisam mudar paradigmas e se prepararem melhor para esta realidade, apresentando solução plausíveis e em conjunto com a gestão escolar.