Desafios para o Ensino Médio

Gostaria de dizer que estou feliz de participar desse curso, as discussões feitas pelo grande grupo levantaram muitas questões sobre os problemas enfrentados no ensino médio, assim como no fundamental 2.
Primeiramente o problema é estrutural, referente a quantidade de alunos em sala, disponibilidade de material, principalmente fotocópias para trabalhar textos, interpretações, atividade complementares entre outros, pois recebemos alunos no ensino médio com defasagem de aprendizagem e precisamos trabalhar com conteúdos em metodologia diferenciada.
Para reduzir a evasão uma alternativa seria trabalhar com sistema de dependência de matérias que o educando não obteve o mínimo possível para serem aprovados, os quais hoje são aprovados por conselho de classe e carregam essas dificuldades para os anos seguintes, fazendo essas disciplinas no contra turno.
A EJA é a solução para os alunos fora da faixa etária, voltarem a frequentar a escola, o ambiente é apropriado, os colegas possuem histórias semelhantes, os professores são preparados para trabalhar com jovem adulto, as expectativas dos alunos são alcançadas.