COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO JOAQUIM DA SILVA MAFRA:
ORIENTADOR DE ESTUDOS: Alencar Caleffi
CURSISTAS: Ana Maria de Almeida
Elcio Cesar Rodrigues de Melo
Fabiano Marcelo da Silva
Ismael da Silva Ricardo
Janaina Folmann da Silva
José Guchoski Sobrinho
Juliane Wrobel do Prado
Tatiana Freiberger Neiva
DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO
Percebe-se que uma educação comprometida com as origens do povo brasileiro e considerando os desafios socioeducacionais existentes no Ensino Médio, deve partir de uma reestruturação de valores em nossa sociedade, desde a sua origem até as instâncias mais superioras e políticas.
Sabe-se que a maioria dos professores procuram trabalhar em seus conteúdos estruturantes, básicos e específicos sobre os assuntos que “são considerados desafios socioeducacionais” de uma forma muito comprometida, mas talvez o que está faltando é um trabalho mais integrado ou interdisciplinar.
É preciso, dessa forma, que se faça valer as teorias que são propostas no tocante a interrelação entre as disciplinas, ou seja, todos os conteúdos científicos, desta ou daquela disciplina, estão presentes dentro de um contexto social e por tal interligados às relações sociais.
Nisso consiste o fato de que as ações que a escola desenvolve estão condizentes com que a sociedade produz, visto que o sistema educacional é parte integrante desta sociedade. Nesse sentido, não se torna preciso ampliar e sim reestruturar os valores que substanciam o aprendizado educacional, que constrói o indivíduo enquanto ser social: branco, negro, indígena, jovem, idoso, deficiente, masculino, feminino,gordo, magro, alto, baixo, homoafetivo........
Partindo, assim, do pressuposto que é fundamental constituir uma nova consciência coletiva substanciada no respeito!