Desafios para o ensino

      Com base na leitura, voltando no tempo no que diz respeito não só ao ensino médio, mas à educação, do princípio à atualidade, me questiono: o que mudou (avanços)? A resposta que encontro, me assusta: Pouco. É claro que houve avanços, embora, quando pensamos que existia uma educação para a elite e outra educação para o trabalhador, parece que ainda vivo naquela época.
      Inúmeros são os desafios nesta caminhada que não são exclusivamente do ensino médio. Acredito que o maior deles, infelizmente, ainda esteja ligado a questão social e cultural. O indivíduo precisa de condições para viver bem e com isso querer buscar o “algo” que lhe falta. Para querer fazer esta busca precisa também de incentivo. Incentivo este, que deveria começar dos mais próximos, pela família, destacando a importância de buscar um conhecimento formal e deve ser assistido pelo poder público (saúde, segurança, transporte, etc.). Em uma parte considerável das vezes o incentivo não ocorre pois, o conhecimento vivido por este indivíduo, é outro: das dificuldades, do passar necessidade, do trabalho mal remunerado, da luta pelo sustento e da falta de oportunidades. Sendo assim, a Escola, que é a ferramenta de transformação, não é vista por estes indivíduos como meio de solucionar seus problemas que são imediatos.
      Outro desafio é a própria Escola. Muitas delas sucateadas, com estrutura precária a oferecer, construídas como se fossem uma prisão, superlotadas, e com um ambiente muitas vezes desestimulante. Sabemos que isto vem sendo mudado aos poucos e com grande dificuldade, embora a necessidade de mudança seja urgente.
      Ainda, o ensino precisa de uma atenção especial. Uma reforma no ensino público parece imprescindível. A Educação precisa ser pensada livre de projetos políticos e planos de governo, de forma que o governo mude, porém, a educação tenha continuidade. O currículo deve ser repensado também, embora, a educação de forma integral, peça chave para a quebra de paradigmas, ainda pena para ser colocada em prática.
      Sendo assim, o estudante que chega ao ensino médio, chega com muitos problemas: uma parte chega com um nível abaixo do ideal, outra com falta de perspectivas onde as dúvidas sobre seu futuro parecem não ter solução. Essas dúvidas são pouco abordadas neste período, que é o qual ele fará escolhas importantes que podem transformar seu futuro.