Desafios Ensino Médio

ATIVIDADE 1- CADERNO 1- REFLEXÃO E AÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA
Cristiane Eurich Geffer
Jackes Alves de Oliveira
Juliana Cristina
Juliana Palma Galta Rosa
Verônica Steinbock Dalcol

São identificados os seguintes desafios presentes em nossa escola:
a) Aluno trabalhador: muitos discentes trabalham durante o dia em virtude de diferentes circunstâncias: alguns trabalham para ajudar no sustento da família, outros trabalham porque querem independência financeira, muitos trabalham porque, simplesmente querem trabalhar, entre outras razões. A conseqüência disso é que esses sujeitos em escolarização não dispõem de tempo para estudar aquilo que a escola quer lhes repassar, retendo poucos conhecimentos – ou quase nenhum – resultante do processo de ensino-aprendizagem.
b) Desinteresse do aluno:  O que se constata na maioria dos alunos do Ensino Médio é o desinteresse total em relação aos conhecimentos que os professores querem lhes ensinar. Aqui está um grande desafio: como despertar o interesse pelo conhecimento de pessoas que não querem sequer saber dele?
c) A família não incentiva o aluno a ver a escola como meio de ascenção social: existem muitos pais que se contentam que seus filhos tirem apenas a nota para passar; outros investem contra o professor para que seu filho não reprove, mesmo sabendo que o aluno é indisciplinado ou não tem as mínimas condições de aprovação; alguns apóiam as faltas do filho à escola e outros os mandam à instituição escolar apenas para receberem os benefícios dos programas sociais. Com isso, o papel da escola, enquanto agente perpetuadora da cultura como patrimônio de conhecimentos e de competências, fica em segundo plano, ou praticamente anulado.
d)Evasão escolar: o grande desafio para os profissionais do magistério nesse quesito é tentar “segurar” o aluno dentro da escola por diferentes meios de convencimento. 
e) Localização geográfica: o aluno que trabalho demora algum tempo para se deslocar do seu emprego até a escola. Talvez esse problema seja resolvível mediante conversas acordadas entre o professor e o aluno, desde que este comprove o que aprendeu e que tenha rendimento.
No momento, esses são os desafios identificáveis em nossa escola e que precisam ser resolvidos. Entretanto, estamos cientes de que outros podem surgir, o que nos deixa alerta para futuras linhas de ação que poderão ser tomadas.