DESAFIOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO
PROFESSORA: DULCE MARA R.F. DE OLIVEIRA.

DESAFIOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO
O nosso sistema educacional no ensino médio é foco para muitas criticas, tanto na realidade social, econômica e política. As impossibilidades de superação desses desafios educacionais trás como consequência  uma escola pública descompromissada com a educação dos jovens. Devemos quebrar barreiras físicas da escola e entender que o modelo pedagógico do passado tem que ser repensado.
A evasão, que se mantém nos últimos anos, mesmo após uma política de aumento significativo da matrícula no ensino médio. Isto acontece porque muitos jovens tem que se inserirem-se no mundo do trabalho pelas condições socioeconômicas e não conseguem conciliar as duas coisas: escola e trabalho, deixando a escolaridade para mais tarde, com cursos supletivos. Devemos criar oportunidades educativas específicas para a realidade desses jovens isto é uma universalização de caráter generalizado que pode ser alcançada com respeito às especialidades culturais sociais e territoriais. O desafio seria em criar uma flexibilização do currículo, disciplinas optativas para que os jovens possam construir seu percurso de aprendizagem?
Outro desafio é a qualificação do professor que envolve: oferta de educação continuada, condições de trabalho, salários, carreira. Como citou o educador José Pacheco em um encontro promovido pelo colégio SESI e Sistema FIEP “O desafio maior do ensino médio, assim como da educação como um todo, é sermos responsavelmente ousados, destruir guetos que existem dentro de nós, e acabar com a segmentação”.
A doutora Wanda Engel doutora em educação na PUC – RJ, afirma que há muitos desafios a serem superados, mas conhecer a realidade que quer se transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes.
Assim, devemos pensar em um ensino médio ousado, flexível, política publica comprometida para atrair esses jovens de hoje para a permanência na escola e assim garantir a conclusão no ensino médio.

Bibliografia
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
SPOSITO, Marilia Pontes. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: BRANCO, Pedro Paulo Martoni; ABRAMO,
Helena Wendel. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Materiais de estudo.Temática1,Ensino médio e formação humana,2014
Pretto, Nelson De. Luca Uma escola sem/com Futuro: educação e multimídia. Campinas/SP, Papirus, 1996.