Desafios e propostas concretas para evitar a evasão dos alunos do Ensino Médio

Escola Estadual Elias Abrahão - Curitiba Paraná

As reflexões e debates a respeito desta importante questão, a evasão dos alunos do Ensino Médio, podem ser sintetizadas em dois tópicos principais: 1º - As causas desta evasão e os desafios que elas colocam para os agentes envolvidos neste processo, sobre tudo para nós professores. 2º - Propostas concretas para superação deste problema que atinge nosso sistema de ensino, Assim sendo, identifico que a necessidade dos jovens de inserir-se cedo no mercado de trabalho, para obter renda, é um fator a ser considerado. Bem como, um aspecto estrutural e cultural de determinados setores das classes sociais menos favorecidas, onde a valorização efetiva do ensino escolar é secundária, diante das necessidades de ganho mais urgente. Por outro lado, é necessário tornar mais atraente os curso de Ensino Médio, trazendo para dentro das escolas públicas o acesso à arte e a cultura, a partir de atividades extra-classe de Teatro, Música, Literatura, Dança, Circo, Artes Visuais e práticas esportivas. O diálogo com os alunos para percebermos seus anseios e perpesctivas também é fundamental neste processo. Os cursos profissionalizantes também podem tornar-se atrativos para estes jovens permanecerem estudando.

Prof. Paulo Afonso de Souza Castro - Escola Estadual Elias Abrahão. CURITIBA - PR