DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO E.E.E.F.M. "FRATERNIDADE E LUZ"

Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como
princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.

Muitos de nossos alunos ao se depararem com ofertas de atividades pedagógicas que necessitem de retornar à escola no contra turno, rejeitam devido à estágios remunerados, cursos profissionalizantes e outros. Com isso, a princípio é preciso incorporar ao currículo conhecimentos que possam contribuir para a compreensão do trabalho como princípio educativo, princípio este que permita a compreensão não somente do significado econômico do trabalho  mas também social, histórico , cultural.

Cabe ao professor o seu empenho e envolvimento no que diz respeito às novas DCNEM lutando paralelamente por melhorias de salário e condições de trabalho.