Desafios do ensino médio

Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto

Curitiba, 28 de julho de 2014.

Aluna: Icléia Oliveira Zanoto

Existem inúmeros problemas identificados no ensino médio, o que acarreta em baixa qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras.

Há diversas questões culturais e sociais que influenciam no processo de ensino-aprendizado, como a gravidez na adolescência, o preconceito racial, a homofobia, a discriminação, a violência familiar e escolar, a falta de preparo dos docentes e equipe escolar, a ausência de políticas públicas adequadas ao sistema de ensino vigente, falta de recursos financeiros para subsistência, ausência de programas sociais e de um sistema de ensino adequado a cada realidade cultural, entre outros.
É necessária a reformulação de um modelo educacional que atenda às diversas demandas no processo de ensino-aprendizagem, independentemente da idade, classe social, etnia e outros aspectos culturais.