debate sobre o caderno 1

o Ensino Médio no Brasil foi inicialmente elaborado para atender a elite, conforme o ato adicional de 1834, nesse período as liceus e o Colégio Pedro ll formaram os lideres politicos da época e não houve uma evplução que atendesse às necessidades da grande população até a Era Vargas. Com a expansão do Ensino Médio na década de 50, decorrente do crescimento demográfico e da pressão popular foi possível garanteir o acesso da grande maioria da população ao Ensino Médio, iniciando uma preocupação maior com o ensino para o trabalho. Durante a Ditadura Militar houve o empobrecimento dos currriculos escolares com a retirada dos conteúdos de formação geral que levavam a compreensão da realidade social, visando apenas o pragmatismo da educação. A partir da LDB o grande desafio é a formação humana integral, ou seja, preparar o aluno para  o mercado de trabalho e exercicio da cidadania, levando em conta sua realidade social e cultural, grantindo seu acesso e permanencia a um ensino democrático e de qualidade.