Currículo do ensino médio

NRE: Cascavel - Pr

Elisangela Watthier

Nós, docentes, somos responsáveis pela elaboração de um novo currículo que terá como eixo estruturante as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Devemos participar crítica e ativamento da elaboração de currículos mais atraentes e mais democráticos e essa mudança deve começar a partir da realidade de cada escola, de forma a objetivar práticas curriculares e pedagógicas que levem a formação do educando e possibilitem construções intelectuais elevadas e a apropriação de conceitos para sua realidade. Para que isso ocorra é necessária a discussão entre os professores das diferentes disciplinas e uma atualização do PPP (Projeto Político Pedagógico) voltado para as concepções de educação, ciência, tecnologia, trabalho, cultura e ser humano.

Uma das proposta seria a aprendizagem baseada em situações problemas do cotidiano dos discentes e a partir dessas situações, trabalhar os conceitos das disciplinas voltados para a situação problema. Nesse contexto, também, poderiamos trabalhar voltados para a educação do campo, utilizando situações do cotidiano dos alunos para trabalhar conceitos das diferentes disciplinas.

Também poderia se trabalhar com projetos, investigações, pesquisas, etc.

Em conversa realizada com os alunos, observou-se a necessidade de um currículo mais prático e dinâmico, com aulas práticas em laboratórios, música, teatro, outros tipos de esportes (além dos que são trabalhados durante as aulas de educação física); aulas, projetos ou cursos voltados para o campo (plantações, horta, meio ambiente, zootecnia, etc); mais aulas semanais de disciplinas que só aparecem no ensino médio (química, física, filosofia, sociologia, etc) para facilitar a compreensão dos alunos de conceitos dessas disciplinas e para melhor prepará-los para a vida e consequentemente para o Enem e vestibular.

Mas para tanto, esbarramos nos problemas de infraestrutura e do curto período que os alunos permanecem na escola. Seriam necessários mais salas de aulas, laboratórios equipados, quadra coberta, computadores com acesso a internet de qualidade, biblioteca e videoteca para que os alunos pudessem ter acesso a cultura, profissionais com formação voltada para o campo, educação em período integral ou um ano a mais na duração do ensino médio, entre outros.

Somente assim poderíamos ter condições de formar cidadãos utilizando um currículo voltado para as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.