COPA 2014 – UM DESAFIO DE ÉTICA, BOLA, EMOÇÃO E NEGÓCIO

O futebol é mais 

uma das invenções que, ao longo da história traçou caminhos inusitados. Não é a toa que o Brasil é conhecido como o país do futebol.

 Os brasileiros fazem por merecer esse título. Não porque exporta para o mundo grandes nomes do futebol, nem porque é a única se

leção a colecionar cinco títulos mundiais.
Pode-se reconhecer o Brasil do futebol pela paixão que todo cidadão cultiva por esta prática desde a mais tenra infância. É praticamente impossível encontrar uma criança, sobretudo do sexo masculino, que não dê os primeiros passos correndo atrás de uma bola. Os pais, mesmo aqueles que não são fanáticos esportistas, desde muito cedo presenteiam seus filhos com camisas e uniformes dos times da moda.
Não há recanto de c

idade ou interior onde não se possa identificar um espaço reservado para a “pelada” do fim da tarde e do final de semana. Começar uma partida com meia dúzia de competidores e terminar com mais de duas dezenas também não é novidade.
Entretanto, é sabido que no começo não foi assim. O futebol teve sua origem na alta burguesia inglesa no século 19, espalhou-se rapidamente para as camadas sociais menos favorecidas e hoje movimenta bilhões de dólares, emoções, negócios e princípios éticos extraordinários.
Santo Agostinho, ainda no século IV, fez uma afirmação que se aplica também para a atualidade: “Mens sana in corpore sano” = “Mente sadia em um corpo sadio”. Neste sentido, afirma-se que a prática de esportes tem uma função ética de destaque na formação do caráter, para a preservação da saúde  envolvendo a pessoa por inteiro. Ainda mais importante que esta dimensão de saúde física podem-se aplicar ao futebol questões relativas à saúde espiritual e  de estímulo para o associativismo, a cooperação e a parceria.
É fato incontestável que a profissionalização do futebol transformou  o mais popular dos esportes numa “máquina de movimentar dinheiro” envolvendo interesses comerciais muito explícitos. É do conhecimento de todos que a FIFA vende a copa e que grupos transnacionais se servem desta oportunidade para promover seu negócio e seus produtos. Nesta trama pouco ética estão envolvidos marcas, jogadores, empresas, governos, que faturam e investem bilhões  transformando a paixão em fetiche e compulsão para o consumo.
Entretanto, a “paixão nacional” continua pertencendo aos amadores e torcedores que fazem por amor e com certo sentido de honra. Sendo um esporte de prevalência masculina o fascínio pela bola transforma os sisudos brasileiros, pouco afeitos a demonstrações públicas de afeto, em homens de sensibilidade capazes de trocar afetos publicamente, chorar e sorrir pelas mesmas causas diante das câmeras  de televisão para o mundo inteiro.
Parodiando o hino da copa de 70, se pode escrever: “duzentos milhões  em ação... De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!". E esta poderá ser a diferença da copa  de 2014 para o País do futebol ela vai muito além dos estádios, da bola, e dos gramados. A copa é uma questão de estado e está sendo transformada numa arena política em cujo picadeiro terá lugar de destaque os protestos e as contestações. O interesse pela seleção canarinho parece ficar em segundo plano como que anuviada por outras pautas.
O Olé que se gritará na copa vai também ecoar no sonho por um Brasil mais justo, sem miséria, menos corrupto e mais democrático, tudo isso sem se deixar manipular pela mídia e pelas paixões da violência e a cultura do “vamos quebrar tudo”.

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