Conteúdo Estético

Conteúdo Estético

De acordo com o exemplo do texto, “ o homem vitruviano de Leonardo da Vinci, está ligado a matemática pelas proporções do corpo humano da mesma forma, as juventude no ensino médio e conhecimentos em geral, para se obter um bom resultado a prática do professor em sala de aula precisa relacionar trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Quando iniciei o conteúdo estético para o 3°ano, para explicar a origem da obra de arte em Martim Heidgger, pedir para cada aluno trazer um sapato que por algum motivo ainda não tinha sido descartado. Ao por cada sapato sobre a mesa o dono do sapato relatava sua vivência com o mesmo; da mesma forma Heidegger afirma que o quadro de Van Gogh,”sapato de camponês”, explica a origem da obra, a essência que é representado pelo tempo; Estimulando o pensamento lógico matemático.
Perceber que através de minha criatividade provocou curiosidade, promovendo proximidades de suas vivências com conteúdo aplicado de todas as áreas. Para perceber as proximidades e distanciamento entre os sujeitos da escola, como socialização, o que os jovens constroem fora e dentro da escola.
Através de um debate em sala de aula, da pra perceber elementos da tecnologia da cultura através das preferências culturais, interesses pessoais, projetos de vida, articulado a uma aula, dependendo da temática.
A cada aula, o professor pode construir uma identidade simbólica que aproxima a expectativa do aluno em relação ao mundo do trabalho, da ciência e da tecnologia da cultura, motivando-o a elevar projetos futuros e oferecendo condições de incentivo para que este aluno permaneça na escola.
Os pressupostos e fundamentos para o ensino médio: trabalho, ciência, tecnologia e cultura dar um suporte como ponto de partida para a produção de conhecimento através da compreensão e transformação da natureza e da sociedade, que vai sendo ampliado entre professor e aluno até formar o conceito de tecnologia.
Uma prática realizada com alunos do 3°ano conteúdo estética: Trazer um sapato usado que não fosse usar mais. Fazer uma demonstração com o dono do sapato.Relacionar com Martin Heidegger sapatos de camponês – que considera um contexto histórico relacionado ao tempo.

Texto produzido pelos cursistas do Colégio Estadual Lúcia Bastos – Núcleo Curitiba – Ação Reflexão 42 – caderno V