Considerações Finais - C.E Dom Pedro II - Foz do Iguaçu- Pr

A garantia do direito à aprendizagem é muito mais do que meramente oferecer uma vaga na instituição escolar. Uma das grandes dificuldades que são perceptíveis hoje é algo muito simplório, mas que teria resultados surpreendentes se fossem aplicados recursos de forma adequada, que é o caso simplesmente de reduzir a quantidade de alunos em sala de aula. Quanto a formação do corpo docente deve ser contínua de forma que reflita na qualidade do ensino, atendendo as necessidades específicas de cada escola de acordo com as áreas do conhecimento.
A educação e, de modo particular, a escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, auxiliando os estudantes no sentido de possibilitar uma ação social consciente e crítica, por meio da aquisição de saberes.
A  interdisciplinaridade oferece uma nova postura entre os envolvidos no âmbito escolar, proporcionando uma mudança de atitude em busca de novo. Ela implica na articulação de ações disciplinares que visam interesse em comum. Dessa forma, só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar.
Sendo assim, segue abaixo uma proposta interdisciplinar baseada em “o homem vitruviano”.

* História:  Renascimento cultural e início do capitalismo comercial. Pesquisa sobre a influência desse tempo na época atual.

* Arte: Renascimento Pesquisa e releitura da obra: Observação das proporções de beleza greco-romana no contexto renascentista.

* Matemática:  Geometria. Aula expositiva e com pesquisas: Trabalho com formas geométricas, ângulos e proporções.

*Língua Inglesa:  Vocabulário: Partes do corpo. Aula expositiva e dialogada: Denominação, em Língua Inglesa, das partes do corpo humano.

* Biologia: Estrutura do corpo humano. Releitura da obra, pesquisa e observação de figuras: Trabalho com membros e músculos do corpo humano.

Orientadora: Izabel Elizabeth Claudino

Participantes: Alessandro, Aretusa, Geni, Landamir, Micheli, Wilson