Conhecendo nossos alunos do Ensino Médio.

COLÉGIO ESTADUAL "ALEXANDRA" EM.

ORIENTADOR DE ESTUDOS: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo.

CURSISTAS: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein Júnior, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Orley dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves.

Reflexão e ação
Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

O Colégio Estadual "Alexandra" possui apenas 7 anos de existência e seu prédio é compartilhado com a Escola Municipal "Tiradentes".

A comunidade em questão há pouco tempo era era considerada pertencente a zona rural do município de Paranaguá, pois se encontra a mais de 20 quilômetros do centro da cidade. Formada por moradores do bairro Alexandra e colônias rurais do entorno, os moradores necessitam de transporte para se locomover; então, grande parcela dos alunos necessita do transporte escolar para chegar ao estabelecimento de ensino. Desta forma, muitos acabam tendo que tomar o ônibus com até uma hora de antecedência, para que consigam chegar no horário estipulado e iniciar seus estudos sem prejuízo.

O alunos matriculados no C.E. "Alexandra" pertencem a famílias de diferentes padrões socioeconômicos. Alguns vivem em lares com pouca infraestrutura, em locais de difícil acesso como a colônia Taunay e Rio das Pedras; outros vivem no centro do bairro, em residências de padrão médio com acesso à ruas asfaltadas e comércio. O nível de escolaridade dos responsáveis é variável, tendo chefes de família graduados em nível superior até àqueles que só sabem ler e escrever.

Independente das dificuldades existentes, ter um colégio que forneça o ensino médio é uma vitória para a comunidade, pois anteriormente, os alunos tinham que se deslocar às escolas do centro da cidade para concluir a Educação Básica. Assim, o número de evasão tornava-se alto. Cabe ressaltar que,  mesmo com as facilidades que o colégio trouxe à comunidade, ainda há casos de evasão, principalmente em decorrência do horário de trabalho de alguns alunos.