Compreensão das diversas formas de linguagem

As linguagens são compreendidas como formas de expressão e produção de sentidos que não necessariamente são feitas através de palavras ou sons. Como estudamos neste capítulo, há outras formas de linguagem como a corporal ou visual que propicia comunicação.

Com a evolução da linguagem pôde-se criar uma relação social e cultural de integração entre os povos e de diferentes localidades. Embora o idioma ou dialeto não sejam os mesmos, a comunicação sempre aconteceu. Com a tecnologia atual e a constante evolução, todas as formas de expressão de linguagem também evoluíram.  Um exemplo disso é a comunicação através das redes sociais e softwares mensageiros, que apesar de ser a maioria de forma escrita, não seguem regras explícitas de ortografia e ainda podem ter a comunicação através de imagens (emoticons).

Foram estudadas formas de comunicação como a inferência, falácia e premissa. A premissa vem da forma de contextualizar um determinado assunto através de suposições centrais que podem ser lógicas ou a partir da prática cotidiana.
Com as premissas combinadas, os processos podem vir a chegar às inferências. Se as inferências forem colocadas de forma equivocada elas viram falácias, que podem estar relacionadas a crenças. 

Através do vídeo apresentado durante os estudos, observou-se como a expressão corporal pode fazer a comunicação acontecer sem as palavras ou sons. É possível além de compreender a história e a mensagem repassada pela mídia as diversas sensações e emoções que causam nas pessoas e a apresentação foi digna de aplausos em pé por parte do público.

 

(Cursistas: Nelson Zornitta, Ronye Peterson, Ronan Medina, Mauricio Medeiros e Reinaldo Bernardin. Orientadora: Simone Rizental)