COMO PODEMOS TRABALHAR A CULTURA BRASILEIRA, PARANAENSE, CURITIBANA, A PARTIR DA FESTA DE HALLOWEEN?

Prof. Ana Clara Buschi
Prof. Katia Regina Dalri Abdala
Prof. Luciana Maria Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Prof. Tania A. Lopes

A partir da iniciativa de alguns alunos e alunas do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, em quererem realizar na escola uma festa de Halloween, as professoras e professores, a equipe diretiva e a equipe pedagógica, decidiram apoiar esta iniciativa e transformá-la em um projeto que envolvesse toda a comunidade escolar.
Viu-se nessa proposta a oportunidade de se fazer um trabalho integrado envolvendo as áreas de conhecimento, como também as quatro dimensões articuladoras da formação integral dos estudantes, além de mobilizar e integrar a escola e a família.
Seguindo o modelo da tabela disponibilizada no Caderno 5 da segunda etapa, elaboramos o seguinte projeto:

Subprojeto
Festa de Halloween
Convite e decoração da festa: Desenvolvimento do convite e dos elementos para decorar a escola a partir do folclore e lendas brasileiras.
Distribuição das tarefas e verificação dos custos da festa.
Evento: Festa de “Halloween” brasileiro e concurso de fantasia.

Por quê?
- Valorizar os interesses dos jovens;
- Incentivar e aperfeiçoar as habilidades de organização, criatividade, cooperação;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver visão geométrico-espacial;
- Propiciar contexto instigante para o conhecimento do folclore e das lendas brasileiras;
- Incentivar a participação de todos os(as) alunos(as);
- Estimular a organização e o trabalho em equipe;
- Desenvolver a noção de custos e incentivar a economia e o reaproveitamento de materiais;
- Incentivar a participação da comunidade;
- Produzir e incentivar a expressão cultural e artística dos estudantes;

O quê?
- Festa de Halloween com inspiração em lendas e no folclore brasileiros para montagem do túnel do terror, para as brincadeiras, para a caracterização e para a decoração;
- Elaborar a decoração;
- Estudar o folclore e as lendas brasileira;
- Criar o convite (ideias);
- Divisão das tarefas;
- Verificação do que será necessário para a festa, o valor a ser gasto e de como arrecadar o dinheiro ou conseguir o que se precisa;
- Decoração da escola;
- Produção das brincadeiras e do túnel do terror;
- Organização das comidas e bebidas;
- Concurso de fantasia.

Como?
- Promover a participação coletiva com a formação de uma comissão organizadora com representantes de todas as turmas;
- Distribuição das tarefas (som, iluminação, brincadeiras, decoração, comes e bebes);
- Pesquisar sobre o folclore e as lendas brasileiras;
- Pesquisa dos elementos do folclore e das lendas brasileiras;
- Pesquisa da origem e características da festa do Halloween;
- Adaptação dos elementos do folclore e lendas brasileiras com a festa do Halloween;
- Definição do dia e horário da festa com tempo hábil para sua organização;
- Elaboração de uma planilha de custos e tarefas;
- A comissão organizadora deve definir o que cada turma deverá trazer e distribuir as tarefas;
- Verificar com a escola o que pode ficar a cargo dela;
- Mobilização dos envolvidos;
- Organizar as equipes de acordo com suas tarefas;
- Decorar a escola, testar o som, organizar as comidas e bebidas, montar o túnel do terror, organizar as brincadeiras;
- Eleger a comissão julgadora das fantasias.

Dimensões
Trabalho;
Cultura;
Ciência;
Tecnologia.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.